Governo fortalece turismo de base comunitária com a entrega de EPIs e planos estratégicos

Com alto potencial de turismo de base comunitária, o governo do Acre tem apostado no segmento como forma de desenvolver as localidades, gerando emprego e renda para os moradores da floresta. Dessa forma, o Estado, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo tem investido e incentivado essa modalidade de turismo que resulta ainda na sustentabilidade.

Foram entregues 200 coletes salva vidas e 40 perneiras de segurança e proteção contra picadas de cobras para a comunidade do Rio Croa. Foto: Alice Leão/Seet

Financiado pelo Programa REM, do Banco alemão KFW, o governo entregou, nesta sexta-feira, 27, para a Comunidade do Rio Croa, em Cruzeiro do Sul, o Plano de Turismo de Base Comunitária e equipamentos de proteção individual (EPIs).

Foram entregues 200 coletes salva vidas e 40 perneiras de segurança e proteção contra picadas de cobras que trarão mais segurança para turistas, guias e barqueiros.

A mesma quantidade será entregue para a comunidade da Serra do Divisor, em Mâncio Lima, na segunda-feira, 30.

Os coletes custaram R$ 30 mil e os Planos para as Comunidades do Croa, Reserva Cazumbá-Iracema, Parque Nacional da Serra do Divisor, Trilha Chico Mendes e Seringal Cachoeira custaram R$ 4 mil.

O recurso, não reembolsável, é destinado para pagamento por resultados em Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal (Redd+).

O Governo tem fomentado o turismo de base comunitária com cursos, capacitações, entrega do Plano e de itens de segurança. Foto: Alice Leão/Seet

“Os Planos foram construídos junto às comunidade e têm por objetivo desenvolver ainda mais o turismo de base comunitária que já acontece na região. Há três anos, a gente ouve da comunidade que eles estão conseguindo sobreviver do turismo e isso nos alegra”, reforça o secretário de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Jhon Douglas da Costa.

Croa

Localizado em Cruzeiro do Sul, a 648 quilômetros da capital Rio Branco, guarda paisagens naturais e muita riqueza em fauna e flora.

Na comunidade, é possível contemplar os rituais com a ayahuasca, conhecer o artesanato local e as belezas naturais

Cerca de 70 famílias habitam o local e boa parte delas já vivem do turismo na região.

Ao longo do Rio é possível encontrar restaurantes e pousadas. O Rio de águas escuras tem características de lago e os principais atrativos do local são as vitórias régias, o tapete verde que se forma pelo acúmulo de uma planta chamada pasta e as samaúmas centenárias.

Anazildo Siqueira, que trabalha com turismo e uso das medicinas tradicionais da floresta, agradece o governo do Estado pelo apoio.

A entrega dos itens vai trazer mais segurança para os turistas e operadores do turismo da região. Foto: Alice Leão/Seet

“Desde que a gente iniciou o turismo aqui, o governo está presente com cursos e outras atividades. Hoje, está realizando a entrega desses coletes e perneiras que vai trazer mais segurança para nossos turistas. Somos muito gratos por todo esse acompanhamento que estão nos dando”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter