Governo fortalece qualificação profissional de jovens através do Instituto Dom Moacyr

IDM oferece todas as condições para a qualificação dos estudantes (Foto: Stalin Melo/SEE)

Uma boa política de governo também se faz com capacitação técnica para inserir as pessoas no mercado de trabalho contribuindo com a geração de riqueza e renda. E é exatamente isso que a gestão do governador Tião Viana tem feito, por meio do Instituto Dom Moacyr Grechi (IDM).

Desde 2011, o governo já ofertou mais de 75 mil vagas nos mais diversos cursos técnicos. Até o fim de 2018 serão mais 1.435 vagas para formar e qualificar jovens e adultos.

Entre os cursos oferecidos pelo IDM, estão os de técnico em enfermagem, aquicultura, nutrição e dietética, pesca, gerência de saúde, reabilitação de dependentes químicos, vigilância em saúde, eletrotécnica, segurança no trabalho, saúde bucal, prótese dentária, administração, artes visuais, produção de áudio e vídeo e designer de móveis.

Um dos principais programas gerenciados pelo IDM é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que desde 2017 passou a se chamar Mediotec, que é uma ação que visa a oferta de cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados. Os cursos são oferecidos no contraturno.

No ano passado, foram efetivadas pelo IDM 2.678 matriculas. Para 2018 foram homologadas mais 400 vagas em cursos técnicos a serem oferecidos para os estudantes do ensino médio, possibilitando a qualificação profissional de muitos jovens.

Para o secretário Marco Brandão, o ensino profissionalizante é parte das ações desenvolvidas pelo governo para qualificar a juventude. “O governador Tião Viana tem envidado todos os esforços no sentido de garantir uma qualificação profissional aos nossos estudantes”, ressaltou.

Da prática à teoria

O IDM, que funciona em um confortável espaço na Cidade do Povo, oferece diversos cursos aos jovens. Entre eles está o de eletrotécnica. Ele permite que os estudantes do ensino médio possam ter uma profissão ainda durante o período em que estão estudando. As aulas são ministraas no contraturno.

Um dos alunos do curso é Gustavo Nildo Schaefer, de 17 anos e que atualmente faz o terceiro ano do ensino médio na Escola Leôncio de Carvalho, no bairro Vila Acre. O curso, que se iniciou em agosto do ano passado, tem previsão de término no primeiro semestre de 2019.

Gustavo Schaefer pretende se formar em engenharia elétrica (Foto: Stalin Melo/SEE)

Ele diz que se interessou pelo curso porque sempre gostou dessa área. “Desde pequeno, dos sete anos, eu comecei a mexer nos brinquedos, nos controles remotos, tinha muita curiosidade para saber o que havia dentro deles, e daí veio a paixão por essa área”, explica.

E da prática veio a teoria. Do curso, ele faz questão de lembrar os professores e também a equipe de socialização. “Todos procuram incentivar as pessoas que estão desmotivadas. Eles sempre procuram o melhor para os  alunos e a gente acaba sendo uma família aqui no curso.”

Assim como acontece com todos os alunos dos cursos técnicos do Mediotec, Gustavo deverá ser encaminhado a um estágio, que, dependendo do rendimento do aluno, pode até ser efetivado em uma empresa. Mas sua intenção mesmo é dar continuidade aos estudos. “Minha intenção mesmo é cursar engenharia elétrica e me especializar.”

Leia mais: Governo celebra mais de 75 mil jovens formados no ensino técnico desde 2011

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter