O governo do Acre realizou em Xapuri a formatura de jovens e adultos que participaram do curso técnico em eletroeletrônica, na noite de sexta-feira, 28. A formação ocorreu ainda em Brasileia, Epitaciolândia, Capixaba, Porto Acre, Manoel Urbano e Sena Madureira, profissionalizando no total 121 pessoas. A qualificação faz parte das ações do Instituto Dom Moacyr (IDM) na modalidade a distância pela Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec).
O curso de eletroeletrônica contou com grande número de mulheres que demonstraram facilidade de manuseio e domínio pleno das atividades de instalações e manutenção de equipamentos eletrônicos, tornando-se aptas a iniciar novos empreendimentos de prestação de serviços em suas comunidades.
Neste primeiro semestre de 2014, a população de Xapuri será contemplada com mais 220 vagas para cursos nas áreas técnicas de saúde, serviços e florestas, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Para Euclides Ferreira, a formação foi muito importante. “No início do curso trabalhava na fábrica de preservativos de Xapuri, e comecei a dar manutenção e consertar as máquinas da fábrica, não necessitando mais vir técnicos de São Paulo. Aproveitei os cursos do governo do Estado e fiz o de Web Designer, que contribuiu para que fosse aprovado no concurso de Técnico em Web Designer pela Ufac, onde estou trabalhando.”
“A tecnologia tem sido muito dinâmica em todo mundo e tem se expandido intensamente no mercado de trabalho. O objetivo da formação consiste em socializar os conhecimentos em favor das comunidades” finalizou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.