Governo forma mais de 300 servidores públicos em cursos técnicos

Qualificação garante mais preparo dos profissionais que atuam na rede pública de ensino

sdc10622.jpg
sdc10640.jpg

Novos técnicos são trabalhadores que atuam nas escolas das rede estadual e municipal (Fotos: Assessoria/IDM)

Após um ano e meio de estudos, 346 funcionários públicos da educação em Rio Branco festejaram a conquista de uma qualificação profissional de nível técnico. Formandos, familiares e convidados reuniram-se no Ginásio do SESI para a solenidade de Formatura dos cursos: Técnico em Alimentação Escolar e Técnico em Gestão Escolar.

"Havia muitas coisas dentro do que já fazíamos no trabalho que não tínhamos conhecimento e desde que começamos o curso já pudemos aplicar o que aprendíamos no dia-a-dia. Foi muito enriquecedor", afirma Juliane Brasil, nova Técnica em Alimentação Escolar.

Os novos técnicos são trabalhadores que atuam nas escolas das redes estadual e municipal, nos setores de merenda escolar e secretaria escolar; a grande maioria, há mais 20 anos, como no caso de Maria Leídes Silva, que trabalha na coordenação administrativa da escola municipal Irmã Maria Gabriela Soares. "Eu tenho 22 anos de serviço e esse curso me possibilitou uma nova visão do meu trabalho, me abriu um leque de novas possibilidades", comenta.

Os cursos fazem parte do Programa de Formação Técnica para os Funcionários Não Docentes da Educação – Profuncionário. Um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com as Prefeituras. Esta primeira fase iniciou em 2009, nos municípios de Rio Branco, Brasiléia, Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Plácido de Castro. O objetivo é formar até o final do ano 569 servidores.

Segundo a Diretora Presidente em exercício do Instituto Dom Moacyr, Marília Macêdo, "é sempre um prazer para nós do Instituto vivenciar um momento como esse, não só pelo trabalho que fazemos, não só pelo que esse investimento representa na educação, mas principalmente por ver a alegria e a satisfação dos técnicos formados, ver a vibração das famílias e saber que esse processo educativo pelo qual eles passaram é muito significativo. A vitória deles é a vitória da educação do Acre e isso é ímpar!", ressalta Marília.

maria_ledes.jpg{xtypo_quote}Eu tenho 22 anos de serviço e esse curso me possibilitou uma nova visão do meu trabalho, me abriu um leque de novas possibilidades.
Maria Leídes Silva, formanda{/xtypo_quote}

O Diretor de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Josenir Calixto, também ressalta a importância dessa formação, considerando que uma escola não se faz apenas com o trabalho dos professores, mas com uma variedade de profissionais. "A formação desse grupo contribuirá, na área de gestão, com a agilidade e a qualidade das informações necessárias ao trabalho do professor; e na área de alimentação escolar, com algo essencial que é a alimentação saudável e equilibrada das nossas crianças e a manipulação correta dos alimentos. Isso é fundamental para darmos mais um salto de qualidade na educação", finaliza o diretor.

As próximas formaturas serão nos municípios de Plácido de Castro e Cruzeiro do Sul. E as novas turmas acontecerão em Senador Guiomard, Capixaba, Porto Acre, Bujari, Feijo Tarauacá e novamente em Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter