Governo fomenta produção de artesanato com entrega de certificados e equipamentos

O governo do Acre, por meio das secretarias de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e de Turismo e Empreendedorismo (Sete), promoveu na manhã desta segunda-feira, 6, a certificação do curso de produção de gamelas e uma entrega de kits para a produção de novas peças artesanais aos alunos certificados. O evento foi realizado na Galeria de Arte Juvenal Antunes, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Ao fim do programa, que tem aporte financeiro do REM – REDD for Early Movers, 26 alunos serão certificados . Foto: Alice Leão/Seict

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, lembrou que o artesanato acreano faz sucesso em feiras nacionais e internacionais. Para ele, incentivar negócios sustentáveis é uma inovação ao empreendedorismo. “É um produto que reflete o nosso ativo ambiental, que são as nossas florestas. Essa formação traz nova perspectiva. O governo do Acre oferece, além da qualificação, condições para que os artesãos se movimentem”, acrescentou.

Já o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, declarou-se fã do artesanato acreano e antecipou as ações programadas. “Além da capacidade de produzir, vamos investir em qualificação. Essa é uma parceria de sucesso”, garantiu.

Marcelo Messias (à esquerda): “Vamos investir em qualificação”. Foto: Alice Leão/Seict

A empresária Adriane Freitas destacou que as mulheres com mais de 60 anos que participam do curso conseguem inserir, na produção das peças artesanais, história e cultura.  Ela lembrou que essa arte vem sendo repassada pelas populações tradicionais. “A produção de gamelas faz uma releitura da madeira descartada, uma troca de cultura que acontece desde o indígena até o nordestino, o acreano”, observou.

A coordenadora de artesanato da Seict, Suelany Paiva, destacou a parceria com o Senai e o financiamento por meio do programa REM – REDD for Early Movers. “A cada dia, com apoio dos parceiros, destacamos o artesanato acreano”, frisou.

Com o apoio do programa REM – REDD for Early Movers e recursos próprios do Estado, foram investidos R$ 163,5 mil na qualificação dos alunos.

Assurbanipal Mesquita destacou parcerias entre Seict e Sete e oportunidades de geração de renda, com entrega de equipamentos para os alunos certificados. Foto: Alice Leão/Seict

O presidente da Fundação Elias Mansour, Minoru Kimpara, deu boas-vindas aos presentes. O empresário João Paulo Pereira representou a Federação das Indústrias ao lado de João César Dotto, diretor regional do Senai. A presidente da Agência de Negócios do Acre, Waleska Bezerra, também prestigiou o evento.

Cada kit entregue aos alunos contém uma lixadeira oscilante, uma lixadeira roto-orbital, Angle Ginder e uma makita KP 0800. Os alunos certificados assinaram cadastro de patrimônio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter