Governo federal anuncia mais investimentos para o combate ao zika vírus

Dilma durante cerimônia de lançamento do eixo de desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Dilma durante cerimônia de lançamento do eixo de desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A vice-governadora do Acre, Nazareth Araújo, participou nesta quarta-feira, 23, no Palácio do Planalto, em Brasília, do lançamento do eixo de desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa do Plano Nacional de Enfrentamento ao Mosquito Aedes e à Microcefalia.

A presidente Dilma Rousseff anunciou o investimento de R$ 649 milhões em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o combate à dengue,  chikungunya e zika vírus. A previsão é de que até 2018 seja aplicado 93% do valor total do investimento.

O governo também disponibilizará um montante de R$ 550 milhões em crédito na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para financiar a geração, a adoção e a comercialização de novas tecnologias.

O objetivo dos investimentos do governo envolve aprimorar os testes para diagnóstico, tornando mais rápida a identificação do vírus e a adoção de medidas de atenção aos que forem contaminados. Outra frente dos investimentos é no desenvolvimento de tecnologias para controlar o mosquito. Além disso, os recursos disponibilizados permitirão o desenvolvimento de vacinas contra as doenças transmitidas pelo mosquito.

“Nossa sala de situação continua com as ações dentro do Acre a todo vapor. E nos compete agora também, neste momento, intensificar as ações para evitarmos a disseminação do vetor, fazendo o controle dentro das residências e nos quintais para eliminar os criadouros, que são a fonte de reprodução do mosquito”, disse Nazareth Araújo.