O governo do Acre, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), fez a entrega de novos equipamentos de corte e costura, em Rio Branco. Mais de 400 máquinas estão sendo entregues para famílias de baixa renda, que terão a oportunidade de realizar o sonho de serem donas do próprio negócio.
As pessoas beneficiadas participaram da formação profissional oferecida pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Além disso, são famílias cadastradas no programa federal Bolsa Família ou inseridas no Cadastro Único, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A parceria da SEPN com os órgãos que ofertam os cursos profissionalizantes tem fomentado a área de negócios no Estado e incentivado os pequenos empreendedores. Os investimentos são aposta do governo para promover dignidade às famílias, tornando pequenos negócios em grandes mudanças.
Uma das contempladas com as máquinas é Masonete Soares, que já trabalhou em uma malharia há algum tempo e agora sonha em montar a própria. “Até o início do próximo ano pretendo montar a minha própria malharia e confeccionar camisas, vou poder ajudar o meu marido na renda da família”, observou.
Maria José Vieira, mãe da pequena Priscila, não esconde a alegria em poder vislumbrar um futuro melhor para sua família. “A gente tendo uma máquina em casa é muito mais fácil, além de não precisar mais levar roupa para arrumar em outro lugar, é uma oportunidade de ganhar o próprio dinheiro com a costura”, afirma.