planejamento

Governo estuda reforço de abastecimento de água do Hospital João Câncio, em Sena Madureira

O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), estuda a viabilidade de construção de novo poço artesiano para reforçar o abastecimento de água do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira.

Em visita àquela unidade de saúde esta semana, a diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra, e o diretor Jairo Cassiano Barbosa reuniram-se com gestores e servidores do hospital para coletar os primeiros dados, que poderão embasar um projeto para execução do serviço. A agenda contou com a presença do representante do Sindicato da Saúde de Sena, Atalício Cavalcante.

Em Sena Madureira, diretores do Depasa reúnem-se com equipe do Hospital João Câncio para tratar de ações para ampliar capacidade de abastecimento de água do hospital. Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa

“Sabemos do grande trabalho que é feito aqui e viemos para somar, ver as possibilidades do que pode ser feito para melhorar. Uma equipe técnica do Depasa virá a Sena Madureira realizar um estudo, avaliar as possibilidades e indicar a melhor solução”, anunciou Waleska Bezerra.

A instituição é atendida com água tratada do Depasa e também conta com um poço artesiano. A diretora-geral da unidade, Ednardina Matos, explicou: “Além do hospital, temos, anexo à unidade administrativa, o hospital de campanha, no Centro Paroquial da Igreja Católica, além do prédio do Samu. São ao todo quatro espaços, com uma demanda enorme de abastecimento”.

De acordo com o médico Vitale Damasceno, o João Câncio, hospital de urgência e emergência, atende em média 30 pacientes por dia, além de demandas laboratoriais externas. Só no mês maio, foram expedidos mais de 20 mil exames, que resultaram em grande consumo de água. “Com estamos com uma reforma em andamento, a tendência é que a demanda aumente ainda mais”, pontuou Vitale.

A presidente do Depasa reafirmou o compromisso de mobilizar equipes e viabilizar recursos para realizar a intervenção necessária: “Água é vida, e vidas são prioridades para o governo Gladson Cameli. Realizamos a ampliação de rede para reforçar também o abastecimento no Into [Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre], em Rio Branco, onde, em algumas localidades em que a água não chegava, agora já chega com regularidade. Se Deus quiser, viremos para a entrega da obra de reforma, anunciando também água 24 horas para o João Câncio”.

Atalício Cavalcante destacou a importância do reforço: “Durante o verão, a situação fica delicada. Um novo poço será um marco para a estrutura que teremos aqui, que vai ter uma demanda muito maior”, disse o sindicalista, ao agradecer o empenho governo do Estado.

Ampliação e reforma

Fundado em maio de 1908, o Hospital  João Câncio Fernandes recebe, atualmente, investimentos em ampliação e reforma, obras do governo do Estado, por meio de emenda individual do deputado Alan Rick. As ações contemplam reformulação do setor de emergência, pronto-socorro e consultórios.

O laboratório e o centro cirúrgico também estão sendo ampliados e reformados. “Será um novo hospital”, destacou o diretor Jairo Cassiano ao lembrar a importância histórica da unidade, que poderá ser uma extensão do Hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo, no Acre.  “Diretores do Oswaldo Cruz já querem vir ao Acre, para avaliar a possibilidade. O Hospital João Câncio é um hospital centenário, cujo patrono foi um grande líder, na região de Sena. Foi prefeito, governador e empresário, que durante muito tempo manteve o hospital e foi também ele que contratou o primeiro médico, que veio do Rio de Janeiro”, completou o diretor.