Governo estima prejuízos de R$ 600 milhões com crise por cheia do Madeira

Cerca de 1.420 litros de combustíveis chegaram via rota do Pacífico, importados do Peru (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Cerca de 1.2 milhão de litros de combustíveis chegaram via rota do Pacífico, importados do Peru (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Desde que foi decretada situação de emergência no Acre, devido à cheia do Rio Madeira que inundou partes da BR-364 no trecho que interliga o território acreano ao Estado de Rondônia, o governo já enfrenta 68 dias de crise de logística para abastecimento com prejuízos estimados em R$ 600 milhões.

Esforços para que o estado não enfrentasse colapso de abastecimento foram determinantes, para isso, foram utilizadas rotas logísticas via aérea e fluvial, enquanto o tráfego pela BR estava limitado devido ao volume de lâmina d’água na rodovia que se tornava crescente a cada dia.

Logística diferenciada

Em março, 605 veículos que cruzaram a BR-364; 3.760 toneladas de alimentos chegaram ao território acreano; 1,302 milhões de litros de combustíveis; 177 toneladas de gás de cozinha e 90 toneladas de cimento.

Este mês 214 voos foram fretados pelo governo e transportaram 1.709,3 toneladas de alimentos (foto: Arison Jardim/Secom)​
Este mês 214 voos foram fretados pelo governo e transportaram 1.709,3 toneladas de alimentos (foto: Arison Jardim/Secom)​

Até o dia 14 deste mês, foi registrada a passagem de 394 caminhões; 2.334,9 toneladas de alimentos; 688,6 mil litros e combustíveis; 13 toneladas de gás e 224 toneladas de cimento.

As balsas também continuam a ser utilizadas e até o dia 14 deste mês o abastecimento de combustível Rio Branco via Cruzeiro do Sul registrou a chegada de três milhões de litros que já estavam acondicionados no reservatório de Cruzeiro do Sul e foi utilizado até 19 de março.

Via balsas por Porto Acre chegaram cinco milhões de litros de diesel comum, S-10 e gasolina; 2,5 milhões de litros para a empresa Shell (1,6 milhão de litros de gasolina e 900 mil litros de diesel). Outros 3,4 milhões de litros de combustível aportaram no município para abastecer a rede Ipiranga em parceria com a Petrobras.

Rota do Pacífico

A rota utilizando a rodovia Interoceânica também foi essencial para assegurar o abastecimento de alguns produtos. O Acre importou do Peru mais de 1420 litros de combustível até o dia 13 deste mês. Sendo que outros 688,6 mil chegaram pela BR-364. No final de março foi registrada a entrada de 2.240 toneladas de produtos importados e a previsão da Sala de Situação para abril é da chegada de 3.632 toneladas.

O Estado registrou na primeira quinzena deste mês 214 voos fretados onde foram transportados 1.709,3 toneladas de alimentos perecíveis e não perecíveis; 226,7 toneladas de medicamentos e equipamentos hospitalares.

Sala de Situação presta suporte essencial

Todo o monitoramento dos produtos que entram no território acreano é feito pela equipe que atua na Sala de Situação, que também auxilia na definição de logísticas mais viáveis. A equipe de trabalho da Sala de Situação da Defesa Civil conta com 40 pessoas. No aeroporto o suporte é dado por uma equipe de 35 pessoas, em Rio Branco e outras 46 pessoas no aeroporto de Rondônia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter