Governo do Estado apoia Cruzeiro do Sul no combate à dengue

As secretarias estadual e municipal de Saúde confirmaram dois casos de dengue na semana passada em Cruzeiro do Sul. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esses casos representam um surto, uma vez que o município não tinha apresentado nenhum registro de dengue, deixando assim,uma situação de alerta para aquela região.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a responsabilidade pelas ações de controle faz parte das atribuições da esfera municipal. No entanto, a gerente do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Thayna Holanda, explica que o governo do Estado vem prestando assessoria técnica ao município no controle à dengue, assim como faz com o trabalho de combate à malária.

Quadro Dengue em CZS

“Estamos com pessoal de apoio junto aos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul intensificando as ações de controle dos focos do mosquito nos imóveis e também realizando a borrifação de inseticidas para o bloqueio dos casos, no intuito de cortar a cadeia de transmissão”, destacou Thayna.

Thayna Holanda disse que a Sesacre supervisiona, monitora e avalia as ações de prevenção e controle vetorial. “De 17 a 21 de fevereiro foi realizada, pela equipe técnica estadual de endemias, uma capacitação para os Agentes de Vigilância em Saúde no controle da dengue”, enfatizou.

Dengue em números

Em Cruzeiro do Sul, no período de janeiro a março de 2013, foram notificados 33 casos de suspeita de dengue. No entanto, nenhum foi confirmado. Em 2014, em igual período, foram notificados sete casos suspeitos, sendo dois confirmados.

Já no Acre, de janeiro a março de 2013, foram notificados 5.867 casos suspeitos de dengue. Em igual período, neste ano, 1.066 casos. Vale ressaltar a redução de 81,83% nas notificações de casos suspeitos de dengue.