Conhecida por suas belezas naturais, a região do Croa, localizada no Vale do Juruá, tem grande potencial para o ecoturismo. Visitantes de vários lugares mundo já estiveram na comunidade para vivenciar uma experiência única de contato direto com o meio ambiente.
Tendo em vista a gestão compartilhada do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) do Croa, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), estão em fase de elaboração do Plano de Utilização, previsto no programa.
Ao mesmo tempo, também é desenvolvido na comunidade, por meio do PDS, o Plano de Desenvolvimento de Turismo, instrumento de gestão coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul).
“Neste primeiro momento, estamos desenvolvendo atividades com a comunidade, para um levantamento de demandas e diagnóstico de potencialidades”, enfatizou Diego Rebouças, chefe do Departamento de Turismo da Setul.
As primeiras oficinas de elaboração dos planos e Utilização e Turismo foram realizadas em meados de maio. Na próxima semana, equipes da Sema, Incra e Turismo retornam à comunidade para promover o segunda fase de criação dos mecanismos de gestão previsto do PDS do Croa.
“Essas oficinas fazem são fruto de reivindicações comunitárias, prontamente atendidas pelo governo do Estado, que está realizando a gestão compartilhada do PDS Croa com o Incra”, explica a chefe do Departamento de Políticas Ambientais e Gestão Territorial da Sema, Conceição Marques.