Governo estabelece estratégia de combate à dengue, chikungunya e zika

Reuniões prévias da sala de situação e controle foram realizadas no Gabinete Civil (Foto: Val Fernandes/Secom)
Reuniões prévias da sala de situação e controle foram realizadas no Gabinete Civil (Foto: Val Fernandes/Secom)

A governadora em exercício Nazareth Araújo determinou, via decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 22, a criação da Sala de Situação e Controle no Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

A ação é parte do plano de enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, discutido desde o início do mês entre governo e outros órgãos.

Entre as atividades que competem à sala de comando, destacam-se o fortalecimento das ações da Rede Cegonha, que presta assistência às grávidas e crianças, e a promoção de mutirões de combate ao mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika vírus.

“Além do nosso trabalho, precisamos do apoio da população para acabar com os criadouros desse mosquito. É importante lembrar que 80% dos focos estão dentro das casas. Se cada cidadão tirar 10 minutos do seu dia para verificar sua casa, isso fará diferença e salvará vidas”, observou Armando Melo, secretário de Estado de Saúde.

Melo é o presidente da sala, que funcionará no comando do Corpo de Bombeiros do Estado, em Rio Branco. Ela será composta por equipes do Gabinete do Civil, das secretarias de Saúde do Estado e de Rio Branco, Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, secretarias de Segurança Pública, de Desenvolvimento Social, de Educação, de Comunicação e de Políticas para as Mulheres, Ministério Público do Estado do Acre e Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter