Baixaria vence etapa estadual de concurso sobre alimentação escolar

A "baixaria" é prato da culinária acreana (Foto: Patrycia Coelho)
A baixaria é prato da culinária acreana (Foto: Patrycia Coelho)

O prato típico baixaria venceu a etapa estadual do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Ministério da Educação e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O edital comemora os 60 anos das primeiras iniciativas do governo federal em relação à merenda, e tem o objetivo de divulgar receitas oferecidas em escolas públicas do país.

O resultado estadual foi divulgado no portal do Ministério da Educação e selecionou 123 pratos. Além da receita, era necessário vencer a etapa eliminatória, que tinha como critérios a participação de redes de ensino que alcancem pontuação mínima em relação a critérios relevantes na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), como contar com nutricionista, responsável técnico cadastrado no FNDE e usar 30% dos alimentos oriundos da agricultura familiar, entre outros aspectos.

Mas a combinação de cuscuz, carne moída, ovos, tomate e temperos não venceu a etapa regional, que selecionou 15 merendeiras finalistas. Elas participarão da final, na última semana de janeiro de 2016.