Governo envia nova balsa com insumos para obras em Marechal Thaumaturgo

Ao todo, 5,7 mil metros cúbicos de brita e maquinários estão sendo enviados por meio de balsas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O primeiro trimestre deste ano marca o auge da estação chuvosa no sul da Amazônia, fato que provoca a elevação dos rios e, com isso, a possibilidade do aumento de navegação nos mananciais, principalmente para as cidades de difícil acesso.

Nesse sentido, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), transporta em diversas balsas cerca de 80 toneladas de aço, 31 mil sacos de cimento e 5,7 mil metros cúbicos de brita.

Com essa estratégia logística para o deslocamento desses insumos, a gestão estadual promove as ações do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser) nos municípios de Porto Walter, Jordão e Marechal Thaumaturgo.

Nesta semana, mais uma balsa com o carregamento de brita e demais maquinários, vinda de Manaus (AM), seguiu para Marechal Thaumaturgo para as obras de saneamento integrado.

“O ciclo de transporte desses dois materiais foi completo. Agora é encaminhar o cimento e garantir todos os insumos para a realização dos trabalhos no verão”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

As atividades do programa contam com a parceria da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e recursos do Banco Mundial e do governo do Estado.

A rampa de acesso ao porto e um terminal de transbordo em Marechal Thaumaturgo foram construídos em 2016. “Na próxima etapa serão feitos uma nova estação de tratamento com ampliação e reforço de rede de água, além de 7,5 quilômetros de pavimento rígido e bases em todas as residências para receber as estações de tratamento de esgoto”, disse Magalhães.