monitoramento

Governo envia equipe para avaliar danos da alagação em Porto Acre

O governo enviou para Porto Acre nesta terça-feira, 4, representantes de três secretarias e da Defesa Civil para avaliar a extensão dos danos causados pelas cheias dos rios Acre e Andirá no município. A equipe, liderada pelo secretário de Governo, Alysson Bestene, inclui a secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias; Ítalo Medeiros, da Casa Civil; e o coronel Carlos Batista, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.

Equipe de governo sendo recepcionada pelo prefeito Bené Damasceno. Foto: Ascom/Segov

O prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno, decretou estado de emergência por conta das enchentes que deixaram ilhadas as comunidades dos projetos de assentamento Tocantins e Bandeirantes, além de boa parte da zona urbana do município.

“Com a vazante do Rio Acre, sinalizando o fim deste tormento, devemos organizar a volta das famílias às suas casas sem exposição a doenças resultantes da alagação. Esta é uma recomendação do governador Gladson Cameli e nós também precisamos estar preparados para os cuidados pós-enchente”, explicou Alysson.

Comitiva na sala de situação da Prefeitura de Porto Acre. Foto: Ascom/Segov

A comitiva esteve na sala de situação, na prefeitura, onde foram passados os dados de monitoramento. Após, percorreu de barco as áreas mais atingidas e visitou um abrigo instalado na Escola Estadual José Plácido de Castro.

O abrigo acolhe 23 famílias, totalizando 75 pessoas entre adultos e crianças. O Município, em parceria com o Estado, está dando todo o suporte necessário para os desabrigados, incluindo atendimento psicológico, pois a maioria dos atingidos está desolada por não aceitar a ideia de deixarem suas casas, segundo informou o prefeito Bené.

Ítalo Medeiros, representante da Casa Civil, falou sobre a importância da presença do Estado no local: “O governo tem se preocupado e acompanhado de perto a situação dos municípios mais atingidos e agora é o momento de nos voltarmos para a fase de retorno das famílias mais atingidas para as suas casas, incluindo a fase da limpeza, onde também estaremos auxiliando para facilitar a vida das pessoas, pois o momento é de união”.

O abrigo disponibiliza atendimento médico. Ascom/Segov

O prefeito enviou agradecimentos ao governador Gladson Cameli pela visita da comitiva e pela ajuda enviada para os desabrigados. De acordo com o coronel Carlos Batista, o Estado está enviando ajuda humanitária para oito municípios que decretaram estado de emergência, incluindo equipes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). “As equipes de Saúde devem permanecer até o retorno das famílias aos seus lares”, informou ele.