Governo entrega veículos para auxiliar produtores no manejo florestal

DSC_0482
Os veículos foram adquiridos por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (Foto: Elynalia Lima)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Floresta, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) entregou na sexta-feira, 20, quatro motocicletas e um automóvel para a Cooperativa dos Produtores Florestais Comunitários (Cooperfloresta). Os veículos foram adquiridos por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O PDSA propõe a exploração sustentável das riquezas florestais acreanas. A doação atende demandas previstas no Plano de Gestão das organizações presentes na Reserva Chico Mendes. A gerência do Plano é realizada pela Cooperfloresta, que possui 177 famílias de produtores cooperadas.

Os veículos beneficiam 210 famílias da Reserva Chico Mendes, que trabalham com o manejo florestal. “Meu compromisso será zelar por estes veículos, que ficarão a disposição de toda a comunidade. Este é um sonho nosso que se realiza com o apoio do governo do Estado”, afirmou o presidente da Cooperfloresta, Dionísio Barbosa.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, a política de manejo florestal avançou significativamente nos últimos anos. “Essa política de manejo é um sonho que iniciou em 1999. Antes, 100% da madeira que saia do Estado era desmatamento ilegal. Hoje, quase 90% da madeira comercializada é certificada. O governador Tião Viana está muito empenhado em consolidar o manejo madeireiro sustentável junto as comunidades”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter