O Governo do Povo do Acre realiza nesta quarta-feira, 21, às 8h30, a solenidade de entrega das Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Campo e da Floresta, em frente ao Palácio Rio Branco. Os veículos foram adquiridos por meio do programa federal “Mulher, Viver Sem Violência”, lançado em março do ano passado, pela presidente Dilma Rousseff.
Serão entregues à Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), pela primeira-dama Marlúcia Cândida, duas unidades móveis (ônibus) que circularão pelas áreas mais remotas e afastadas dos centros urbanos.
Os ônibus são adaptados e equipados com duas salas para atendimento individual, facilitando o acesso das mulheres rurais aos serviços da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, com orientação adequada e humanizada.
A oferta desses serviços públicos é um dos principais problemas das áreas de campo, floresta e águas, sobretudo para o segmento feminino. Por isso, as unidades farão ações de prevenção, assistência e enquadramentos legais no meio rural, tendo por norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Elas têm ainda a função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação.
“As unidades móveis são uma reivindicação antiga da Marcha das Margaridas, e agora passam a integrar os serviços para as mulheres do Acre. Juntos, movimento social e governo do Estado, podemos construir um futuro com equidade de gênero, em especial para as mulheres do campo e da floresta”, destacou a titular da SEPMulheres, Concita Maia.