Nesta segunda, 06, o governo do Acre por meio do instituto Dom Moacyr (IDM) e a Secretaria de Pequenos Negócios realizou a entrega de roçadeiras e equipamentos de informática aos formandos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do município de Porto Acre e da Vila do V. O evento foi prestigiado pelo prefeito e vereadores de Porto Acre.
Com os cursos do Pronatec realizados pelo Instituto Dom Moacyr, a parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), por meio de seu secretário José Carlos Reis, se efetiva na entrega dos equipamentos aos que finalizam os cursos, que segue acompanhando os pequenos negócios por um período de dois anos.
O Pronatec é uma ação do governo federal e do Acre, e tem como parceiros a Secretaria de Educação e Esporte, Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), prefeituras locais e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Em Porto Acre, abrangendo a Vila do V, foram ofertados os cursos de corte e costura, operador de máquinas florestais (roçador), montagem e manutenção de computadores, cabelereiro, eletricista e pedreiro.
Com essa formação, o governo do Estado visa oportunizar pessoas a ingressar no mercado de trabalho, não somente como empregados, mas como empreendedores, investindo no sucesso de cada pequeno negócio.
Segundo Raimundo Angelim, 49 anos, pai de 5 filhos, que mora em Porto Acre, e fez o curso de roçador, disse: “o curso foi excelente, fiquei muito contente mesmo, por ver que gente humilde como eu pode ter essa oportunidade, e receber hoje a roçadeira vai ser muito importante para o meu trabalho”.
Dona Maria das Graças, 41 anos, moradora de Porto Acre, fez o curso de roçador e sustenta uma casa com 5 pessoas, “prá quem já era acostumada a trabalhar com o terçado, agora com a roçadeira vai ser muito melhor, já recebi muita proposta de trabalho, e hoje agradeço ao nosso governador que que está ajudando quem precisa trabalhar”.
Marcelo Oliveira, 23 anos, morador da Vila do V, fez o curso de manutenção de computadores, disse, “o curso foi ótimo, já estamos nos organizando para montar uma cooperativa com 20 pessoas que fizeram o curso, vamos legalizar o nosso negócio para começar a participar de licitações para concorrer onde der. Aproveito esse espaço para agradecer ao governador que está ajudando muitos jovens a mudar de vida”.
Para o diretor-presidente do IDM Marco Brandão “capacitar e entregar equipamentos ao final dos cursos é um diferencial que o Governo está realizando para beneficiar famílias que precisam produzir renda para o seu sustento. Esse trabalho está sendo muito bem aceito em todas as comunidades dos municípios do Acre”, finaliza Brandão.