Governo entrega Prêmio Chico Mendes de Florestania nesta sexta-feira

A professora indígena do povo Shawãdawa, Francisca Arara, será uma das homenageadas (Foto: Arquivo Pessoal)

O governo do Estado realiza a entrega do Prêmio Chico Mendes de Florestania edição 2017, nesta sexta-feira, 15, em solenidade na Praça do Seringueiro, às 17 horas.

O ato contará com a presença do governador Tião Viana, familiares do líder seringueiro, autoridades e representantes de organizações não governamentais. O dia marca o nascimento do líder extrativista.

Conferido anualmente pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), o Prêmio, criado em 2004, tem por finalidade reconhecer e estimular as atividades, programas, ações e iniciativas que visam consolidar os ideais defendidos pelo líder seringueiro Chico Mendes.

Os vencedores de 2017, escolhidos por indicação, nas três categorias são: a professora indígena do povo Shawãdawa, Francisca Oliveira Lima Costa Arara, também conhecida como Yaka Shawãdawa, por iniciativa estadual; o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, por iniciativa comunitária, rural e florestal e a mestra e doutora em antropologia cultural pela Universidade do Colorado, Colleen Scanlan Lyons, por iniciativa internacional.

Os três premiados recebem o Certificado de Reconhecimento e o troféu Castanha de Bronze, criado a partir de madeira certificada. Além desses prêmios, será conferido o valor de R$ 10 mil reais ao Sindicato como apoio às iniciativas em favor do desenvolvimento econômico sustentável.

O evento contará com uma programação artístico-cultural com apresentações musicais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter