Os primeiros cem dias do segundo mandato do governador Tião Viana foi de muito trabalho na Secretaria de Estado de Habitação. Neste período, que coincidiu com a maior alagação já registrada no Estado, uma das ações foi a entrega de 1.011 casas nos conjuntos habitacionais Cidade do Povo (614), Rui Lino (297) e Cabreúva (100).
Em seguida, a Sehab anunciou, para o Alto Acre e suas cidades atingidas pela cheia do Rio Acre, a construção de mil casas. Outros municípios também serão beneficiados com a construção de unidades habitacionais como Tarauacá (500), Xapuri (250), Assis Brasil (50) e Porto Acre (30).
Paralelo ao anúncio, construção e entrega das casas dos conjuntos habitacionais, a Sehab desenvolve um relevante trabalho na área social. Um conjunto de atividades de caráter informativo, educativo e promoção social é desenvolvido com as comunidades visando o desenvolvimento comunitário e a manutenção dos bens e serviços gerados pelos investimentos aplicados.
Segundo o diretor executivo da Sehab, Daniel Gomes, as próximas etapas de entrega de casas da Cidade do Povo terão um formato diferente. “As ocupações serão feitas por intermédio de lotes. Serão levadas famílias e pessoas próximas de suas residências, para que o impacto social não seja traumático, principalmente para as crianças.”
Trabalho em parceria
Outro projeto trabalhado nestes 100 dias que será lançado em breve é “Sehab em Conjunto”, que será desenvolvido em parceria com instituições governamentais e não governamentais voltados para as áreas de educação básica, profissional, saúde e desenvolvimento social.
“São ações como estas que têm feito o Estado avançar rumo ao desenvolvimento. Sou morador da Cidade do Povo e tenho visto a preocupação do governo em não nos deixar faltar nada. Depois de ter adquirido minha casa, agora vou em busca de uma qualificação profissional para garantir o sustento dos meus oito filhos”, revelou Sebastião Gomes.