O governador Tião Viana esteve na manhã desta quarta-feira, 11, em Acrelândia para mais uma etapa de entrega de títulos de regularização fundiária. Dessa vez, 400 famílias foram beneficiadas com o documento, que traz cidadania e novas oportunidades de políticas públicas, num investimento local de R$ 150 mil.
Acrelândia nasceu nos anos 80 e tem hoje um papel importante na economia rural do estado. Os beneficiados pela entrega dos títulos são os moradores dos bairros Nossa Senhora Rainha da Paz, União e Cohab. “Este é um programa consolidado desde 2011 no Acre. Só neste governo nós vamos chegar a 30 mil títulos, e já consolidamos hoje 23 mil. É uma certidão de transferência de bem familiar, direito à cidadania, à economia popular. É um programa muito importante para as pessoas de baixo poder aquisitivo”, disse o governador Tião Viana.
O Instituto de Terras do Acre (Iteracre) é quem está à frente do projeto de regularização fundiária de todo o estado. O diretor-presidente Glenilson Figueiredo contou que, embora a primeira etapa de entregas em Acrelândia tenha sido um sucesso, muitas famílias ainda não foram beneficiadas porque deixaram de entregar a documentação pedida. “Essa era uma reivindicação antiga da população. Fizemos uma parceria com a prefeitura, e o governo cumpriu sua palavra. Até o fim do ano queremos entregar três mil títulos aqui no município”, explica Figueiredo.
Entre os beneficiados pelo título encontramos Maria de Fátima da Silva. Emocionada por receber seu documento direto das mãos do governador Tião Viana, ela conta: “É uma coisa muito boa para a gente, que mora aqui há tanto tempo. Agora eu posso dizer que esta terra é minha e ninguém mais vai tirar”.
O prefeito de Acrelândia, Jonas Dales, também reforçou a importância da parceria para o município: “Uma parceria que dá dignidade à população, que desfaz o destino incerto de quem não tinha esse documento, e a gente só tem a agradecer o governo, que tem olhado com carinho para Acrelândia”.
Os deputados estaduais Jamyl Asfury, Eber Machado, Maria Antônia e Astério Moreira também estiveram presentes, reforçando a importância da Assembleia Legislativa nesse projeto que beneficia todo o Acre, quando aprovaram a lei ainda em 2011.