FEM realiza encontro com permissionários do Arraial Cultural

Encontro foi sobre manipulação de alimentos e normas de segurança durante o evento (Foto: Val Fernandes)
Encontro foi sobre manipulação de alimentos e normas de segurança durante o evento (Foto: Val Fernandes)

A Fundação Elias Mansour realizou na manhã desta quarta-feira, 11, no Cine Recreio, um encontro com os permissionários do Arraial Cultural para informar sobre os procedimentos referentes à manipulação de alimentos e normas de segurança durante o evento. Representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) participaram da reunião.

Para Javier Filho, técnico da Vigilância Sanitária, as informações passadas aos comerciantes nortearão para que procedam de maneira adequada e segura com a manipulação, preparo, acondicionamento, armazenamento, transporte e exposição à venda dos alimentos.

“Estamos atentos até referente ao transporte que deve ser feito de forma a conservar a temperatura adequada, tantos dos frios como dos alimentos quentes. Faremos o acompanhamento e monitoramento de toda a cadeia”, explica Javier.

“Os momentos que temos anterior ao arraial são ricos e gratificantes”, disse a comerciante  Maria Oliziaria (Foto: Val Fernandes)
“Os momentos que temos anteriores ao arraial são ricos e gratificantes”, disse a comerciante Maria Oliziaria (Foto: Val Fernandes)

Maria Oliziaria de Souza participa do Arraial Cultural há dez anos comercializando cardápio regional na barraca “Comida Joia”. A quituteira reforça a ideia de que são importantes atividades de capacitação durante a pré-produção do Arraial Cultural.

“A cada ano o evento se aprimora. Os momentos que temos anteriores ao arraial são ricos e gratificantes. Aprendi muita coisa, pois faço parte do [programa] Economia Solidária, mas sempre tem uma novidade, e para quem é novato vale muito a pena”, disse.

O Corpo de Bombeiros apresentou noções de prevenção contra incêndio, emprego dos extintores e cuidados com a utilização de botijão de gás. Já a Polícia Militar ressaltou que será permitida a comercialização apenas de bebidas em lata, e todo o espaço terá policiamento adequado ao evento.

Com o tema “Do Sertão à Colocação, Festejo é Tradição”, o Arraial Cultural 2014,  iniciativa do governo do Estado, por meio da FEM, será de 30 de junho a 6 de julho de 2014, no estacionamento do Estádio Arena da Floresta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter