Governo entrega mais 25 carteiras de Sistema do Artesanato Brasileiro

 Marlúcia Cândida entrega a carteira para José Aragão, conhecido por seus trabalhos com o látex (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Marlúcia Cândida entrega a carteira para José Aragão, conhecido por seus trabalhos com o látex (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, e o secretário de Comunicação e Turismo, Leonildo Rosas, entregaram na tarde desta terça-feira, 15, vinte e cinco carteiras do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), durante uma cerimônia na Casa Civil. As carteiras irão beneficiar artesãos e trabalhadores manuais no fortalecimento do seu trabalho.

O programa é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e tem como parceiro o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setul) que realiza o cadastro e a entrega das carteiras, garantindo a condecoração a partir dos beneficiamentos do registro.

Segundo o secretário Leonildo Rosas, hoje existem cerca de seis mil famílias beneficiadas pelo trabalho de artesanato em todo o Acre. “Pessoas que geram renda e que o governo do Estado pretende ajudar cada vez mais, em ações como a entrega dessas carteiras”, disse.

Leonildo Rosas acredita no trabalho de cada artesão, "São pessoas que geram renda", disse (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Leonildo Rosas acredita no trabalho de cada artesão, “São pessoas que geram renda”, disse (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Além da isenção do ICMS, contribuição do INSS, os cadastrados adquirem a máquina para venda com cartão de crédito e têm seu trabalho registrado no Instituto de Propriedade Industrial (Inpi), viabilizando a participação em feiras e exposições realizadas por todo Brasil e no exterior pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Marlúcia Cândida é uma grande incentivadora e parceira do projeto. Para ela, o artesanato reflete a nossa origem, a nossa identidade. Muitas vezes, quando o artesão desenvolve o trabalho dentro da sua casa, não tem a visibilidade merecida. Com a carteira, o artesão se torna um profissional reconhecido em qualquer lugar do mundo.”

José Aragão, artesão reconhecido mundialmente pelo seu trabalho com o látex, tem anos de experiência no ramo: “Aqui no Acre é  mais fácil participar de feiras e exposições, mas só com essa carteira de identidade do artesão você garante espaço nos outros Estados e fora do país”.

Artesãos comemoram o reconhecimento do trabalho deles como profissionais (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Artesãos comemoram o reconhecimento do trabalho deles como profissionais (Foto: Sérgio Vale/Secom)

De acordo com Simone Nascimento, coordenadora do setor na Setul, já foram entregues 227 carteiras por todo o Estado, tendo 828 cadastrados até hoje, número que cresce a cada dia. Os artesãos interessados em adquirir sua carteira profissional devem entrar em contato com a Setul pelo telefone 3901-3020 ou diretamente na secretaria, localizada no estádio Arena da Floresta.

Galeria de imagens 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter