Índice de tuberculose no Acre está abaixo do previsto para 2013

Dados do Programa Estadual de Controle da Tuberculose apontam que, dos 434 casos previstos para este ano no Acre, apenas 239 foram diagnosticados até o momento, totalizando um percentual de 55% abaixo do esperado. Só no sistema prisional, são 14 novos registros e dois reincidentes. Os dados foram divulgados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), nesta terça-feira, 15.

No ano passado, foram descobertos 389 casos de tuberculose, dos quais 346 novos e 43 reincidentes por abandono do tratamento. No sistema prisional, detectaram-se 35 incidências.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Controle da Tuberculose, Elcenira Farias, o percentual de cura para a doença no Acre está acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). “Os casos descobertos de tuberculose estão sendo acompanhados. A taxa de cura no Estado é de 89%”, esclareceu.

Elcenira também lembrou que o governo do Estado vem intensificando as ações de prevenção e combate à doença. Durante todo o mês de setembro, vários municípios acreanos receberam a visita da equipe estadual de controle à tuberculose, nas quais foram realizados treinamentos aos profissionais que atuam no sistema de informação e aos enfermeiros e técnicos de enfermagem para a realização do teste tuberculínico (PPD).

O Acre vem recebendo, anualmente, certificados do MS pelos diversos avanços e metas atingidas. “No ano de 2007, o Estado foi reconhecido pela elevada taxa de cura de casos novos; no ano de 2010, ganhou duas certificações de alcance de metas, sendo uma de taxa de cura alcançada e outra de encerramento de casos novos informados”, informou a coordenadora.

Em março de 2014, a coordenação de Tuberculose receberá mais uma premiação pelo ministério, em relação aos indicadores de 2012. “O reconhecimento comprova, para os gestores e para a população, a responsabilidade e o compromisso que o governo do Estado tem com a qualidade do serviço prestado à população acreana”, afirma Elcenira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter