Governo entrega kits de limpeza às famílias de Xapuri

Ao todo, serão entregues 300 kits de limpeza (Foto: Angela Peres/Secom)
Ao todo, serão entregues 300 kits de limpeza (Foto: Angela Peres/Secom)

Com a baixa do nível das águas do Rio Acre, em Xapuri, algumas famílias desalojadas começam a retornar para suas residências. Lama, entulhos, móveis e objetos destruídos estão espalhados pelas ruas da cidade. O fenômeno atingiu 40% da área urbana e afetou um total de 8.011 pessoas. Neste domingo, 1, o governo do Estado iniciou o trabalho de entrega dos kits de limpeza.

Famílias proprietárias de residências que já foram vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros Militar e as que estão fora das áreas de risco devem receber o material. Ao todo, serão entregues 300 kits de limpeza. A retirada dos entulhos e a limpeza das ruas estão sendo realizadas pelo governo do Estado e prefeitura.

Desde as seis da manhã, o funcionário público Jardeson Maciel da Silva, 26 anos, realiza a limpeza de sua residência. “A iniciativa é muito positiva, uma vez que a enchente afetou a maior parte dos órgãos públicos da cidade e seria impossível sacar dinheiro para comprar material de limpeza. Os kits são muito bem-vindos e necessários”.

Homens do Corpo de Bombeiros vistoriam imóveis (Foto: Angela Peres/Secom)
Homens do Corpo de Bombeiros vistoriam imóveis (Foto: Angela Peres/Secom)

A assistente social da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seds), Mariana Moraes, explica o procedimento de entrega: “As entregas estão sendo coordenadas pelas Seds e pela Defesa Civil Estadual. A partir do momento que o Corpo de Bombeiros emite o laudo de segurança das casas, nós entregamos os kits às famílias que já estão autorizadas a retornar para suas residências”.

Além dos kits de limpeza, o Estado entregou ao município 200 cestas básicas, que serão destinadas às famílias desalojadas. No município, 13 abrigos públicos acomodam 114 famílias, somando um total de 441 pessoas. As famílias desabrigadas não estão autorizadas a retornar para casa.

O nível do Rio Acre, em Xapuri, apresenta uma vazante de 14 centímetros a cada hora.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter