Governo entrega equipamentos para comunidades rural e indígena de Feijó

CARD-TOPO-1703

Mais de 200 famílias de seis comunidades rurais, incluindo nove terras indígenas de Feijó, receberam do governador Tião Viana nesta sexta-feira, 17, insumos, maquinários e implementos agrícolas. O investimento é de mais de R$ 500 mil. Participaram da entrega o deputado federal César Messias, os estaduais Lourival Marques e Jesus Sérgio, o prefeito de Feijó, Merla Albuquerque, e secretários de governo.

A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC), do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Acre (Proacre). O compromisso assumido pelo governo objetiva proporcionar uma maior inserção das comunidades rurais no desenvolvimento regional, para garantir a melhoria na qualidade de vida e a sustentabilidade econômica.

GOV-CARDTIAOVIANA

Na ocasião, indígenas se uniram para realizar um ritual em agradecimento a ação do governo. “O que nos alegra é a oportunidade de servir. Queremos mais produção, mais qualidade de vida, queremos avançar na emancipação econômica. Só em ações diretas para os povos indígenas, já foram investidos mais de R$ 56 milhões, o que não é uma obrigação direta constitucional do governo, mas que nós fazemos”, afirmou Tião Viana.

O prefeito lembrou que em menos de quatro meses o governo já executou diversas ações como essa. “Em cada comunidade rural a gente vê os investimentos do governo e o incentivo”, acrescentou.

Comunidades beneficiadas

card-gov17-03

“Nós temos um governo que luta pelo trabalhador rural, com uma política de desenvolvimento que antes não tínhamos. Graças a Deus e aos bons administradores, hoje o setor rural é outro”, externou, com gratidão, o líder comunitário José Magalhães, o “Zé do Mel”, da comunidade Santo Antônio do Jurupari.

As comunidades contempladas pela ação foram Curralinho, Santo Antônio, Engenho, São Domingos, Pantanal e Nova Vida. Entre os implementos recebidos constam barcos, motores estacionários, roçadeiras e, inclusive, animais para o transporte da produção nos ramais, além de outros equipamentos e insumos.

zezinho-govcard1703

O assessor especial de Assuntos Indígenas, Zezinho Kaxinawa, ressaltou que este é um dos maiores investimentos que os povos Ashaninka do Alto Envira já receberam. “Isso fortalece a produção e a segurança alimentar e permite aos indígenas avançarem na independência econômica”, defendeu.

Política, incentivo e inclusão

Para o deputado federal César Messias, são políticas de inclusão, incentivo e oportunidades como essa que devem ser mantidas. “Continuaremos atuando na defesa de projetos, para que mais ações como essa sejam levadas a outras comunidades”, garantiu.

card-louromarques-1703

O deputado Lourival Marques também apontou o projeto como um dos que têm maior alcance no governo. “O que vocês recebem hoje aqui são respostas de um governo comprometido com o setor rural, com a produção e a valorização da economia”, concluiu.