Governo entrega equipamentos e regularizações fundiárias em Porto Walter

Considerado um dos municípios mais isolados do Acre, com acesso apenas por meio de avião ou barco, o município de Porto Walter parou na tarde desta quinta-feira, 20, para receber o governador Tião Viana e sua equipe de governo. A visita tão especial foi para simbolizar a entrega de 21 kits de casa de farinha para a comunidade indígena Arara e 238 títulos de concessão de uso de terra a moradores do projeto de assentamento extrativista Cruzeiro do Vale.

Tião Viana visitou Porto Walter e entregou 21 kits de produção de farinha para a comunidade indígena Arara (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana visitou Porto Walter e entregou 21 kits de produção de farinha para a comunidade indígena Arara (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Poucos governadores pisaram com tanta frequência no município como o próprio Tião Viana, que já contabiliza 15 idas a Porto Walter durante sua gestão. “A minha alegria é de estar vendo essas entregas concretizadas, tanto de equipamentos como de títulos. Eu sempre venho para cá com esse espírito de trabalho. Vamos construir mais tanques de peixe e trazer oito novos barcos para atender as demandas de escoamento. Porto Walter vai viver um novo momento”, ressaltou o governador perante a população reunida no Mercado Central.

Os 27 kits de casa de farinha são compostos por motores de geração de energia, moedores de mandioca, carrinhos de mão e folhas de aço para forrar os fornos. O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, ressaltou o compromisso do governo não só em estimular a produção, mas fazer com que ela gere renda: “Estamos estimulando essa população indígena a apostar em algo que acreditamos que dá certo. E ainda garantimos a compra através de programas como o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos].

238 títulos de concessão de uso de terra foram entregues a moradores do assentamento Cruzeiro do Vale (Foto: Sérgio Vale/Secom)
238 títulos de concessão de uso de terra foram entregues a moradores do assentamento Cruzeiro do Vale (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Representando os povos indígenas, o assessor especial Zezinho Kaxinawa demonstrou a gratidão do povo Arara pelos investimentos. “O governo nos dá uma atenção muito grande, a todos os povos indígenas. Principalmente essa preocupação em dar uma garantia alimentar para nós índios em nossas comunidades”, explica Zezinho.

Ainda no mesmo encontro, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Acre, Idésio Franke, aproveitou para entregar 238 títulos de concessão de uso de terra aos moradores da comunidade Cruzeiro do Vale, um lugar simples, mas que começa a receber melhores oportunidades através de políticas públicas. “Nós caminhamos junto com o governo e queremos apenas o melhor para o povo do nosso Acre. O título em mãos é a certidão de nascimento da sua casa, é dizer que aquela terra realmente é sua”, reforça Idésio.

Moradores da reserva Cruzeiro do Vale, a mãe Osmilda da Silva e o filho Evandro da Silva não imaginavam que iriam receber o título direto das mãos do governador Tião Viana, cada um de sua propriedade. Para ela, com 58 anos, “esse é um momento especial demais. Tô emocionada. Lá na reserva não tem muita coisa, a gente tem dificuldade, mas as oportunidades tão chegando”. Já o filho, aos 29 anos é um maior entusiasta: “Com esse título em mãos agora dá pra conseguir um financiamento, participar dos programas. Eu tô com uma nova expectativa aqui”.

Galeria de imagens