Governo e prefeitura definem logística de ações para alagação

 

Márcia Regina coordenou reunião que envolveu secretários e gestores (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Márcia Regina coordenou reunião, que envolveu secretários e gestores (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, reuniu na sala de situação da Casa Civil na tarde desta quinta-feira, 20, os coordenadores da Defesa Civil do Estado e da capital Carlos Gundim e George Santos, os secretários de governo e prefeitura, para definir as ações de logística para enfrentar a enchente que atinge a capital.

“As ações precisam ser definidas com antecedência porque o rio segue enchendo e no fim de semana torna-se mais delicada a mobilização”, afirmou Márcia Regina Pereira.

Durante a reunião, também foi tratada a situação da cheia do Rio Madeira, que causa a interdição de parte da BR-364, no trecho que liga o Acre a Rondônia. “O Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] e a Polícia Rodoviária Federal estão atuando num esforço para manter o tráfego seguro na BR. Não temos, até o momento, riscos de desabastecimento”, declarou a chefe da Casa Civil.

O coordenador da Defesa Civil da capital, tenente-coronel George Santos, afirmou que no levantamento feito às 14h30 desta quinta-feira foram registradas 207 famílias abrigadas no Parque de Exposições. “Estamos com 149 pessoas, 11 caçambas e cinco caminhões para auxiliar na remoção das famílias das áreas atingidas”, contou.

George Santos também adiantou que estão sendo construídos mais 100 boxes no Parque de Exposições para atender as famílias que podem ser removidas durante o fim de semana.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) disponibilizou mais 10 caminhões com motoristas para auxiliar no trabalho de remoção das famílias atingidas pelas águas do Rio Acre.

“A Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Políticas para as Mulheres também já têm equipes para nos ajudar”, anunciou a chefe da Casa Civil.

O assessor especial de Juventude, Thiago Higino, contou que 50 estudantes que fazem parte da Brigada Jovem estarão atuando no Parque de Exposições neste fim de semana. “Definimos esse apoio após uma conversa com a equipe da prefeitura. Serão 25 jovens no sábado e 25 no domingo”, comunicou Higino.

Ações de saúde e segurança também devem ser intensificadas para garantir a integridade dos que estão abrigados em boxes do Parque de Exposições. Há equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, RBTrans, médicos e enfermeiros, e deverá ser reforçado o número de agentes de Polícia Civil.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter