ao todo serão 16

Governo entrega duas novas escolas indígenas em Sena Madureira

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), concluiu nesta quinta-feira, 30, a construção de duas novas escolas indígenas, a Xinaweda e a Shimewidi, no município de Sena Madureira.

Além disso, o governo do Estado assinou ordens de serviço para a construção de mais 14 escolas indígenas no estado, sendo mais duas em Sena Madureira, 11 em Feijó e uma em Assis Brasil. Com isso, serão construídas ao todo 16 novas escolas indígenas no estado, também com recursos próprios.

A Escola Indígena Xinaweda, está localizada na terra indígena Cayapucá, do povo Jaminawa, Aldeia Santa Fé e tem acesso por meio do rio Purus em Sena Madureira.

Enquanto a Escola Indígena Shimewidi está localizada na Terra Indígena Cayapucá, povo Jaminawa, Aldeia Sete Estrelas, também em Sena Madureira, com acesso pelo Rio Purus.

O governo do Estado assinou ordens de serviço para a construção de mais 14 escolas indígenas no estado. Foto: Cedida

As escolas foram construídas com recursos próprios e representam um investimento de R$ 463.344,94, sendo que cada escola custou R$ 231.672,47.

“As escolas Xinaweda e Shimewidi são frutos do investimento do governo na educação do Acre, e são mais do que simples construções, representam dignidade e valorização da aprendizagem aos povos originários. É uma alegria contribuir no fortalecimento da educação em todas as regionais do nosso estado”, declarou o secretário de Educação, Aberson Carvalho.

Antes da construção das novas escolas, as aldeias contavam apenas com espaços improvisados para as atividades escolares. Com a inauguração das duas novas escolas, as comunidades indígenas terão acesso a um prédio escolar adequado para a realização das atividades educacionais.