Depois de sete meses de muito trabalho, em decorrência da alagação de castigou Brasileia, o Governo do Estado entregou nesta sexta-feira-feira, 28, o prédio da delegacia geral da cidade totalmente reformado. A cerimônia reuniu populares, o secretário da Polícia Civil Emylson Farias, a prefeita Leila Galvão, o delegado diretor do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI) Vanderlei Thomas e o delegado coordenador da regional de Polícia Civil do Alto Acre Cristiano Bastos.
Em nome do governador Tião Viana, o secretário Emylson Farias destacou a luta do governo para devolver à sociedade uma delegacia revitalizada, capaz de oferecer boas condições de trabalho aos servidores e melhorar o acolhimento aos cidadãos. Ele enfatizou o esforço da prefeita Leila Galvão na reconstrução da cidade, que está localizada a 220 quilômetros da capital e foi castiga, em fevereiro deste ano, pela maior alagação registrada no município.
O secretário de Polícia Civil lembrou que o Tribunal de Justiça cassou a liminar que havia suspendido as inscrições e data para realização do concurso para contratação de agentes de polícia e de escrivães, observando que a delegacia vai receber incremento de agentes a partir do concurso. “Tenho tripla alegria ao explicar neste momento que, além de estar reinaugurando a delegacia de Brasileia, estamos anunciando que a gratificação do risco de vida pago aos agentes de polícia será equiparada à de delegado.
“O governador já autorizou o incremento salarial que será pago aos agentes de polícia no inicio de 2013, o que vai elevar de R$ 345 para R$ 805 o valor da gratificação”, frisou o secretário. Para ele, é uma justiça aos agentes de polícia, por se tratar de homens e mulheres que arriscam suas vidas diariamente em defesa da paz social.
A prefeita Leila Galvão agradeceu ao secretário Emylson Farias pelo empenho e o respeito à população de Brasileia. Ela lamentou a tragédia causada pelas águas de fevereiro deste ano, quando o Rio Acre transbordou e desabrigou milhares de pessoas em cinco municípios do Acre, especialmente em Brasileia.
Leila disse que o município, com a ajuda do Estado, conseguiu junto ao governo federal implantar a estação hidrometeorológica, que tem capacidade de medir em tempo real a lâmina d’água em Assis Brasil e Brasileia simultaneamente.