Docentes da área de saúde participam de capacitação sobre Método Canguru

Durante a primeira semana de outubro, docentes do curso da Área da Saúde das Instituições de Ensino Superior (Ifes) do Estado e os preceptores da residência médica participam de uma capacitação sobre Atenção Humanizada aos Recém-Nascidos de Baixo Peso, conhecido também como o Método Canguru.

A capacitação ocorre entre os dias 1 e 5, no auditório da Maternidade Bárbara Heliodora, em horário integral, e está sendo oferecida pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Área Técnica da Saúde da Criança, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), que disponibilizou duas consultoras – uma do Rio de Janeiro e outra do Maranhão – para ministrar o conteúdo da capacitação, juntamente com as tutoras regionais.

“Nosso objetivo é inserir o conteúdo do método na grade curricular das Ifes para que os futuros profissionais da área de saúde já saiam formados com a técnica e o conhecimento sobre a Atenção Humanizada aos Recém-Nascidos de Baixo Peso”, informa a enfermeira técnica da Área da Saúde da Criança, Priscylla Nunes.

Método Canguru

O Método Canguru é um tipo de assistência neonatal que implica contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo, dessa forma, uma participação maior dos pais no cuidado ao seu recém-nascido. “O mais legal é que não é só a mãe que participa – o pai e outros familiares também podem fazer o método”, diz Priscylla.

Para a enfermeira, a Norma de Atenção Humanizada aos Recém-Nascidos de Baixo Peso reúne conhecimentos acerca das características físicas e biológicas, como também das necessidades especiais de cuidados técnicos e psicológicos, do casal gravídico, da gestante, da mãe, do pai, do recém-nascido de baixo peso e de toda a família.

“Por isso, a equipe da neonatologia deve estar preparada e capacitada para prestar toda atenção necessária. Já fizemos outras capacitações para os profissionais que atuam na neonatologia da Maternidade Bárbara Heliodora e do Hospital Santa Juliana, e depois estaremos realizando também para os profissionais de Cruzeiro do Sul”, garante a enfermeira.

O Método Canguru, além de ser um gesto de carinho, facilita o apego, a segurança, o incentivo ao aleitamento materno e o melhor desenvolvimento da criança, evitando infecções hospitalares.