Governo entrega 106 títulos definitivos para moradores de Acrelândia

Moradores das áreas rurais e urbanas da Vila Redenção, em Acrelândia, comemoram a entrega de 106 títulos definitivos (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)
Moradores das áreas rurais e urbanas da Vila Redenção, em Acrelândia, comemoram a entrega de 106 títulos definitivos (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

Moradores das áreas rurais e urbanas da Vila Redenção, em Acrelândia, comemoram nesta quinta-feira, 18, a entrega de 106 títulos definitivos, feita pelo governador Tião Viana e representantes da Companhia de Desenvolvimento Agrário e Colonização do Acre (Colonacre).

A ação de regularização fundiária, iniciada em 2011, garante às famílias a “certidão de nascimento” de seus imóveis.

Tião lembrou que a luta pela regularização dos imóveis em Acrelândia começou por seu tio, Joaquim Macedo -governador do Acre entre 1979 e 1983 -, passando por Jorge Viana, e agora consolidado em sua gestão.

“Estamos aqui entregando um novo destino. Um título deste custa em média dez mil reais, mas o governo faz de graça para a população, porque entende que esse é o maior indicador de cidadania para as pessoas”, defendeu Tião Viana.

A diretora da Colonacre, Lucilene Vale, falou sobre o trabalho realizado junto aos produtores e assentados nos últimos quatro anos. “Todo esse trabalho traduz respeito e dignidade às famílias. Obrigada ao empenho técnico de todos da Colonacre e ao governo, que em suas ações demonstra-se preocupado com a população de Acrelândia.”

Regularização traduz mais políticas públicas

Gresso Souza (centro) comentou a importância da ação para ele e cada um que esperou pela regularização de seu imóvel (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)
Gresso Souza (C) comentou a importância da regularização de seu imóvel (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

Com o título definitivo em mãos, os moradores têm mais acesso às políticas públicas de governo e financiamentos bancários. O governador anunciou durante a solenidade que, em março de 2016, mais 315 títulos devem ser entregues aos moradores do bairro da Paz. E outros 301 devem ser entregues no bairro da Cohab, fruto do trabalho desenvolvido pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre).

“Nosso objetivo é fortalecer a entrega dos títulos de propriedade para garantir linhas de crédito aos produtores, além de um trabalho intenso junto ao Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] para a melhoria de ramais e fortalecimento da agroindustrialização de Acrelândia”, garantiu Tião Viana.

Um dos moradores beneficiados com o documento, Gresso Souza comentou a importância da ação. “É muito importante ter essas terras tituladas. Um trabalho do governo que vem sendo feito há algum tempo e deixa todos nós muito satisfeitos, realizados com essa conquista.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter