Estudantes acreanos participam de Jogos Escolares Paralímpicos

jogosparaolimpicos
Railander Costa competirá na modalidade de bocha (Foto: Val Fernandes/Secom)

Os estudantes que irão representar o Acre nos Jogos Escolares Paralímpicos em Natal (RN) já se preparam para viagem, marcada para o dia 23 de novembro.

Ao todo, 30 paratletas do estado competirão no evento, que ocorrerá entre os dias 23 e 28. A participação dos jovens conta com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

A competição é destinada aos portadores de deficiências sensoriais e físicas. Os acreanos irão disputar nas modalidades de atletismo, natação e bocha.

Entre os destaques, estão os atletas Railander Costa na competição de bocha, Laiz Vitória Gonzaga em natação e Lucas Damasceno no atletismo. Além disso, quatro estudantes da delegação de Cruzeiro do Sul irão representar o estado.

Expectativa para os jogos

A preparação dos atletas para as competições foram intensas. Railander, de 14 anos, é um dos participantes. Ele conta que a limitação por ser um cadeirante não o fez desistir.

“Quando fiquei paraplégico, decidi que não deixaria isso me abater. Foi aí que comecei a jogar bocha. Desde então, me aperfeiçoei e competi em três edições dos Jogos Escolares Paralímpicos, quando levei medalha de prata e bronze. Neste ano, pretendo trazer a de ouro”, diz.

jogosparaolimpicos2
José Maria Reis conta sobre a expectativa de competir na modalidade de atletismo (Foto: Val Fernandes/Secom)

Competindo na modalidade de atletismo pela quarta vez, Jose Maria Reis, de 16 anos, conta que a expectativa é de que a delegação acreana traga bons resultados. “Nossa delegação está com uma boa expectativa, pois temos bons atletas em todas as modalidades e podemos, sim, trazer vitórias para o Acre”, ressalta.

Para Shirley Santos, secretária Adjunta de Esporte, os atletas irão participar com grandes perspectivas de bons resultas. “No ano passado conseguimos pleitear dez bolsas-atleta. Muitos dos atletas irão participar novamente, com pretensão de alcançar um maior número de vitórias e, consequentemente, de bolsas”, conta.

Os Jogos Escolares Paralímpicos compõem o maior evento para estudantes com deficiência do mundo. Os grandes vencedores que ficarem no ranking dos três primeiros lugares garantem bolsa atleta estudantil nacional.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter