Em solenidade bastante prestigiada pelo setor agrícola de Capixaba, foi empossado na manhã dessa segunda-feira, 11, o novo gerente da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) na cidade.
Participaram da posse, além do titular da Seaprof, Glenilson Figueiredo, presidentes de associações de produtores, representantes do sindicato rural, vereadores, o prefeito de Capixaba, Antônio Vareda, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Mamed Dankar, e o deputado estadual Lourival Marques.
O escritório da Seaprof em Capixaba passa a ter a gerência de Damião Queiróz. Vereador eleito no município e com uma forte atuação na área rural, Damião aceitou o convite do governo do Estado, se afastou do mandato, e vai colaborar no apoio aos produtores familiares da região.
“Esse é um ano voltado para a produção rural. Então vamos dar uma resposta positiva aos produtores de Capixaba. Apostamos que unidos com os agricultores vamos fazer um grande trabalho no município”, destacou Damião Queiróz.
Capixaba tem como culturas produtivas mais fortes a produção de farinha e as plantações de abacaxi, melancia e banana. Dos mais de 10 mil habitantes, cerca de 76% estão na zona rural. O que evidencia a necessidade do fortalecimento de políticas públicas para o setor.
“Foi uma ótima indicação do governo. O Damião é agricultor até hoje, reside na zona rural e conhece como poucos a realidade dos produtores. Tenho certeza que faremos uma grande parceria”, destaca Carmina Afonso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capixaba.
Apoio à nova gerência
O titular da Seaprof, Glenilson Figueiredo, fez questão de empossar o novo gerente do órgão em Capixaba. “O Damião que tá assumindo hoje é um profundo conhecedor e defensor dos produtores da região. Fizemos a escolha certa pelo comprometimento e pela dedicação que sabemos que ele tem. Vai nos ajudar muito na promoção das ações de governo em benefício dos produtores familiares de Capixaba”, afirma
A posse de Damião Queiróz foi prestigiada pelo diretor-presidente do Idaf, Mamed Dankar. “União e parceria são as palavras chaves do nosso governo. Por isso, estamos aqui para demonstrar o nosso apoio”, destaca.
O deputado estadual Louro Marques, que nos últimos quatro anos esteve à frente da Seaprof, também fez questão de participar da posse. “Estamos aqui para trazer o apoio do legislativo ao novo gerente. Vamos junto com os sindicatos e associações, ajudar no que for preciso para que o governo continue trabalhando pelo homem do campo”, destaca o parlamentar.