Presidente, vice-presidente e conselheiras de honra tomam posse no Theatro Hélio Melo
Realizada na manhã desta segunda-feira, 16, no Theatro Hélio Melo, a solenidade de posse do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. O governador do Acre, Tião Viana, foi representado pela Corregedora Geral da Procuradora Geral do Estado (PGE), Marize Anna Monteiro de Oliveira. Entre as autoridades presentes estavam o presidente da associação do Ministério Público do Acre, Ricardo Coelho, o representante da OAB/AC, Tito Costa, a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Áurea Dene, e a Coordenadora Municipal da Mulher, Rose Scalabrin, representando o prefeito, Raimundo Angelim, e o Diretor-Presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Dirceu Augusto Silva.
A eleição da diretoria foi realizada no dia 29 de abril, qando, das 20 conselheiras e conselheiros com direito a voto, 18 estiveram presentes. Na ocasião foram eleitas a representante da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Acre (ABMCJ/AC), Sárvia Silvana Santos de Lima, como presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC) e aclamada para vice-presidente a secretária da SEPMulheres/AC, Concita Maia.
Na solenidade de posse, a presidente do Cedim deixou claro o que pretende fazer durante os dois anos de mandato.“Temos um papel importante na sociedade. Precisamos nos empoderar para que o Cedim realmente cumpra seu papel com as mulheres de nosso Estado. É muito bom poder contar com a secretaria de Políticas para as Mulheres”, disse a presidente, Sávia Silvana.
Aclamada como vice-presidente, Concita Maia, falou sobre a primeira tarefa do Conselho. “Vamos nos organizar para a 3ª Conferência Nacional das Mulheres, que será realizada em dezembro, em Brasília. Precisamos fazer as Conferências Municipais e, em seguida, a Estadual, para marcarmos presença na capital federal. O Cedim será mais uma força para as mulheres.”
Foram empossadas, ainda, as três conselheiras de honra escolhidas pelo colegiado – a militante do Movimento de Mulheres Leide Aquino, a coordenadora Municipal da Mulher Rose Scalabrin e a Sub-secretária do Gabinete Civil, Nazaré Araújo. As conselheiras de honra devem ser mulheres com conhecimento e atuação sobre as dificuldades relacionadas à mulher, desde saúde, violência, educação e economia. “Fazer parte do Cedim é uma grande honra. O Conselho é uma conquista de todas nós, e por isso vamos trabalhar juntas para que os objetivos sejam alcançados”, enfatizou Nazaré Araújo.
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Cedim/AC tem a função de propor, analisar, acompanhar e fiscalizar todas as ações, programas e projetos referentes à promoção e defesa dos direitos da mulher. “Esse é o início de um momento único para nosso Estado. Precisamos aproveitar tudo o que nós temos para dar início a uma nova fase na vida das mulheres acreanas, uma fase de igualdade, políticas públicas e respeito”, finalizou Concita Maia.