Alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública terão acesso
Clara Teixeira de Araújo, 17 anos, cursa o terceiro ano do ensino médio na Escola José Ribamar Batista (Ejorb), na Baixada do Sol. Ela tem um sonho comum a milhares de estudantes: passar no vestibular. Realizar o sonho ficou mais fácil a partir de hoje. O governo do Estado lançou nesta segunda-feira, 16, o programa Pré-Vestibular SEE, que amplia a jornada do horário regular de ensino para preparar os alunos para processos seletivos como o vestibular e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O programa foi lançado nesta manhã, quando os alunos do ensino médio receberam outra boa notícia: a chegada dos computadores pessoais para garantir a inclusão digital e melhorar o acesso ao ensino. O programa Pré-Vestibular SEE é, na verdade, um pré-vestibular gratuito que será oferecido aos sete mil alunos que estão concluindo os estudos. No início, serão beneficiados 2,3 mil estudantes, e os demais serão inseridos gradativamente.
Segundo o secretário de Educação, Daniel Zen, a escolha não ocorre por aluno, mas por escola. O programa está iniciando pelas escolas que têm salas e professores disponíveis, para, depois, ser expandido. Existem outros programas, como o Poronga, que utilizam a mesma estrutura, por isso a necessidade de adequação.
“Vai mudar o mundo quem entender que a educação é o farol da sociedade. Educação é prioridade, sempre. E esse pré-vestibular, os notebooks vêm para somar ao que vocês já fazem aqui, porque eu sei que a Ejorb é a escola com maior índice de aprovação no vestibular da nossa universidade federal”, disse o governador Tião Viana.
Estudantes da Ejorb recebem notebooks
A diretora da Escola José Ribamar Batista, Jaciléia da Costa, fez um discurso emocionado. “Em vinte anos como educadora eu, nem no mais ousados dos sonhos, imaginei que viveria para ver este dia. Eu, que sempre achei que a educação é o único meio de transformar a sociedade, não pensei que um dia estaria dizendo para meus alunos que eles terão pré-vestibular de graça e um computador para estudar”, disse.
Os notebooks cedidos pelo governo do Estado a todos os estudantes que estão concluindo o ensino médio estão equipados com mais de 2,5 mil títulos, incluindo as leituras obrigatórias para o vestibular, 80 programas que podem ser trabalhados em parceria com os professores e cerca de 500 vídeos educativos da TV Escola.
“A entrega dos notebooks faz parte de um projeto maior, que é a inclusão digital para a redução das desigualdades, do qual também fazem parte os telecentros das comunidades digitais e o Floresta Digital, presente na capital e em mais de dez municípios e que será expandido para todo o Acre”, disse o secretário de Educação.
O governador Tião Viana agradeceu o esforço do ex-governador Binho Marques, pela conquista que garantiu aos estudantes do ensino médio ter computadores pessoais, e ao ex-governador Jorge Viana, que iniciou o processo de recuperação das escolas, transformando-as em estruturas-modelo.
Galeria de imagens