Governo empossa Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre

O governo do Acre deu posse na manhã desta segunda-feira, 17, ao Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), na sede da instituição, no Distrito Industrial, em Rio Branco. O órgão é constituído de instituições de pesquisa e ensino superior, órgãos do governo do Estado e da sociedade civil.

O órgão é constituído de instituições de pesquisa e ensino superior, órgãos do governo do Estado e da sociedade civil. Foto: Jairo Carioca/Seict

“Por orientação do governador, nós vamos ampliar o Conselho Superior da Fapac, dar-lhe mais estabilidade jurídica e profundidade científica e aumentar o controle social”, explicou o presidente da instituição, Moisés Diniz.

O fortalecimento da instituição faz parte das ações estratégicas dos primeiros cem dias de governo. Na ocasião foi apresentado e aprovado o relatório de gestão 2022. No eixo de fomento e fortalecimento do corpo técnico-científico, 14 projetos de doutorado e 17 projetos de mestrado contaram com o apoio da Fapac.

O secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita, prestigiou a posse do novo conselho. O titular da Seict assumiu compromisso com o desenvolvimento a partir do marco civil da ciência, tecnologia e inovação.

Projeto de Lei que chegará à Assembleia Legislativa visa estimular a pesquisa científica em todo o estado do Acre. Foto: Jairo Carioca/Seict

“O projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa do Acre, sendo um grande passo para que o conhecimento gerado nas instituições seja melhor aproveitado, contribuindo para a geração de oportunidades. Essa é a determinação do governador Gladson Cameli, que colocou este tema como um dos pilares do Plano de Gestão”, assegurou Assurbanipal.

O deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD) representou a Assembleia Legislativa e garantiu a destinação de recursos por meio de emenda parlamentar para ampliar os projetos científicos. “Vou apoiar a pesquisa para inovação social através de emenda impositiva”, garantiu Ribeiro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter