em rio branco

Governo eleva primeiro bloco da obra de reforço da Ponte Metálica

Com precisão e segurança, o governo do Acre trabalha nesta segunda-feira, 4, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) e a empresa Procec, na elevação do primeiro bloco da obra de reforço da Ponte Metálica Juscelino Kubitschek sobre o Rio Acre, no centro de Rio Branco.

Macacos hidráulicos estão sendo usados para suspender a Ponte Metálica. Foto: Diego Gurgel/Secom

Os trabalhadores executaram a remoção do aparelho de apoio antigo e substituíram por um novo apoio de neoprene no bloco localizado ao lado do Mercado Velho. A troca dos aparelhos de apoio garante o movimento seguro da superestrutura da ponte

“É um trabalho que requer segurança e temos acompanhado de perto a execução dos serviços”, afirmou o presidente do Deracre, Sócrates Guimarães.

Segundo o gestor, a empresa contratada atua na preparação do macaqueamento nos demais blocos da ponte e a técnica aplicada permite que a estrutura seja levantada para que os reparos sejam realizados com segurança e precisão.

Deracre acompanham de perto execução da obra de reforço estrutural. Foto: Ascom/Deracre

Além disso, ressalta que a técnica entra em cena para facilitar a substituição dos apoios. “Cada movimento da ponte é supervisionado por engenheiros e técnicos especializados, que efetuam ajustes conforme necessário, para garantir a segurança e a integridade da estrutura”, disse.

Popularmente conhecida como Ponte Metálica, a estrutura foi construída há mais de meio século. O projeto de manutenção conta com orçamento estimado em R$ 3 milhões e o prazo máximo de conclusão dos trabalhos é estimado em quatro meses.