Governo e Tribunal de Contas do Estado apresentam plano de ação para a bacia do Igarapé São Francisco

O governo do Acre e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC) apresentaram nesta quinta-feira, 13, o Plano de Ação para Combate aos Riscos na Bacia do Igarapé São Francisco. Em março, durante a maior chuva registrada em Rio Branco nos últimos 60 anos, o manancial transbordou repentinamente e causou muitos prejuízos a moradores de vários bairros da cidade.

Nesta quinta-feira, 13, o governo do Acre e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC) apresentaram o Plano de Ação para Combate aos Riscos na Bacia do Igarapé São Francisco. Foto: Diego Gurgel/Secom

O estudo foi apresentado ao governador Gladson Cameli na sede da Secretaria de Habitação e Urbanismo (Sehurb), na capital. A recuperação das matas ciliares, construção de moradias populares, coleta e processamento de resíduos sólidos, infraestrutura paisagística urbana e de controle ambiental, e o fortalecimento da Área de Proteção Ambiental do Igarapé São Francisco estão entre as principais medidas apontadas para amenizar os impactos causados pela cheia.

De acordo com o chefe do Poder Executivo, eventos climáticos extremos serão cada vez mais comuns e prejudiciais à população. O governante citou que o Estado priorizará a questão ambiental e que o apoio da União será muito importante na execução do projeto.

Governador Gladson Cameli afirmou que o Estado priorizará a problemática ambiental envolvendo o manancial. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Fiz um sobrevoo no dia seguinte à enxurrada sobre o Igarapé São Francisco e fiquei bastante comovido com o cenário de destruição. Não podemos aceitar que isso continue se repetindo. O governo, as instituições e a sociedade precisam se unir para encontrar a melhor solução. O Estado está fazendo a sua parte, com a elaboração de um estudo, e vamos procurar o governo federal para nos ajudar com isso”, comentou.

O plano também contempla medidas sustentáveis, que agregam a possibilidade de geração de emprego e renda, como é o caso da criação de viveiros de plantas e o fortalecimento do ecoturismo ao longo do igarapé.

“Queremos construir propostas eficazes para essa problemática da bacia do São Francisco e que, ao mesmo tempo, possam contribuir com a nossa economia. Este é um levantamento prévio e, muito em breve, estaremos apresentando à população um estudo completo com soluções adequadas e definitivas”, explicou Egleuson Santiago, titular da Sehurb.

Estudo foi elaborado em parceria com várias instituições. Além da recuperação ambiental, o projeto prevê a exploração econômica do igarapé de maneira sustentável. Foto: Diego Gurrgel/Secom

A iniciativa conta, ainda, com a colaboração das secretarias de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi) e de Planejamento (Seplan); do Instituto de Terras do Acre (Iteracre); da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac); e da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter