A Expoacre Juruá é uma grande vitrine de negócios e de oportunidades. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), tem intensificado o diálogo com os setores produtivos ao ouvir sugestões e definir prioridades.
O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, acompanhado do coordenador da instituição no Juruá, Alcy Costa, visita um por um os 65 expositores das áreas de alimentos, a indústria naval, o setor de confecções, de inovação tecnológica, cooperativas e a indústria gráfica. “É um momento importante para gerar renda, mas, também, para ouvir as dificuldades enfrentadas por cada setor para que o projeto de crescimento seja conjunto, construídos com a participação de todos” disse Mesquita.
No setor moveleiro, uma agenda com os órgãos de controle ambiental – requerida pelos marceneiros – vai permitir a continuidade da política de regularização dos polos industriais. A Seict projeta ampliar o Distrito Industrial de Cruzeiro do Sul.
“É muito importante a presença do secretário Assurbanipal aqui e essa disposição para ouvir o nosso setor. Estamos construindo uma agenda que vai beneficiar todos”, disse João Farias, presidente do sindicato dos moveleiros.
A indústria naval recebeu a visita do titular da Seict que, acompanhado do secretário de Agricultura, José Luis Tchê, e do presidente da Federação da Indústria, José Adriano Ribeiro, ficou impressionado com a qualidade das bajolas, canoas, baleeiras, batelões, rebocadores e barcos de alumínio expostos. O espaço é um dos mais visitados na feira.
“A capacidade e a qualidade de produção do setor naval impressionam. Temos aqui a exposição de uma verdadeira arte que facilita a vida de milhares de ribeirinhos, um dom que agrega valor e expressa muito bem a sustentabilidade necessária ao que é produzido na Amazônia”, destacou Assurbanipal Mesquita.