Governo e Sebrae incentivam estudantes cruzeirenses na área de empresas startups

Empreendedorismo baseado na tecnologia digital chamou a atenção dos presentes (Foto: Onofre Brito/Secom)
Empreendedorismo baseado na tecnologia digital chamou a atenção dos presentes (Foto: Onofre Brito/Secom)

O governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect), e o Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (Sebrae) reuniram cerca de 200 estudantes das escolas de ensino médio de Cruzeiro do Sul para divulgar o trabalho que vem sendo feito, em parceria, no apoio a jovens empreendedores, relacionado a empresas que vêm surgindo na área de tecnologia, denominadas startups.

O encontro teve a presença do governador Tião Viana, do deputado federal, Léo de Brito, deputado estadual Daniel Zen e do diretor do Instituto Educacional do Vale do Juruá (Ieval), Jaime Veiga, que cedeu o auditório da instituição para a realização do evento.

Segundo a gestora da Sect, Renata Sousa, em novembro o governo vai realizar em Cruzeiro do Sul um evento denominado Startup Weekend, que já vem sendo realizado em Rio Branco desde 2014 e que se propõe a ser um laboratório de ideias e criação de startups.

No encontro, durante um fim de semana, estudantes empreendedores se reunirão para criar empresas a partir da formação de grupos e de compartilhamento de ideias. A intenção deste primeiro encontro é incentivar os estudantes para que eles se interessem em ser jovens empreendedores e possam participar desse primeiro do encontro na região.

Segundo a secretária, como diz o slogan do governo, ele é parceiro do povo empreendedor e o objetivo é fazer com que o jovem se interesse cada vez mais pelo empreendedorismo por meio da ciência e da tecnologia. “A ideia é plantar essa sementezinha para que qualquer aluno que está hoje aqui  possa ter uma ideia que se torne uma startup mundial”, disse.

O gestor de projetos de startup do Sebrae, Alex Lima, passou aos estudantes o que é o movimento startup, como funciona uma empresa deste tipo e como um grupo de jovens amigos cruzeirenses pode se juntar e formar uma empresa que funcione pela da internet e assim gerar renda e criar postos de trabalho, após a identificação de uma carência no mercado.

Muitas startups do Acre já começam a fazer sucesso, algumas já com atuação em outros estados. Segundo Lima, o Sebrae já atende cerca de 50 startups em seu projeto voltado para a área.

“Queremos interiorizar este projeto para incentivar a juventude a desenvolver projetos inovadores ligados à tecnologia que façam com que o Acre possa avançar em relação a outros estados com uma base tecnológica de bons produtos gerados” explanou Lima.

Futuro do Acre

Para o governador Tião Viana a criação de startups tem a ver com o futuro do Acre: “A gente acredita na juventude, a ideia criativa dela passa pelo mundo digital e daqui pode surgir qualquer conquista. Foi assim que os maiores nomes da economia do mundo venceram. Eles acreditaram em si, acessaram a web, a rede digital, e pensaram empresas com sua criatividade, no seu tempo na sua geração e não empresas nos moldes tradicionais”, analisou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter