Governo e Prefeitura recebem famílias em abrigo na capital

O governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco trabalham em conjunto no recebimento de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital, no abrigo instalado no Parque de Exposição Marechal Castelo Branco.

Até o momento, mais de 700 pessoas estão abrigadas nos 450 boxes do local. A estimativa é que cerca de 300 famílias afetadas pela alagação sejam encaminhadas ao parque até o fim desta terça-feira, 24.

O Rio Acre marcou na última medição, realizada às 12h, o nível de 15,59 metros, e a capital decretou situação de emergência. Doze bairros da em Rio Branco foram afetados, entre eles o bairro da Base, Taquari, Adalberto Aragão, Palheiral, Ayrton Senna, Cidade Nova, Triângulo Novo, Invasão da Seis de Agosto e Quinze.

AH3K9989
Anatalicia Castro, moradora do bairro Palheiral, contou com a ajuda da Defesa Civil para ser retirada da área de risco. (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Moradora do bairro Palheiral, Anatalicia Castro conta que o atendimento da Defesa Civil Estadual, em parceria com o Corpo de Bombeiros, foi imprescindível para que ela não perdesse seus móveis.

“Entrei em contato solicitando e cedo foram lá me atender. A água já tinha começado a invadir minha casa e infelizmente ainda perdi algumas coisas. Mas, com o atendimento deles, consegui salvar muita coisa e trazer aqui para o abrigo”, explica Anatalicia.

A assistência social, promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) está presente para auxiliar as famílias que estão no abrigo. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) estão 24 horas no local, proporcionando atendimentos em geral. A Secretaria Municipal de Esporte também está preparando atividades recreativas para as crianças.

Assistências às vítimas

Caso o cidadão se sinta vulnerável devido a enchente, deve ligar imediatamente para o número 193 e registrar ocorrência. O apoio e assistência às vítimas são disponibilizados em tempo integral por equipes do Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

Ao todo, cerca de 120 homens e mulheres, entre Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, estão envolvidos na operação da retirada das famílias em área de risco.