Governo e prefeitura entregam 10 ruas pavimentadas

Programa Ruas do Povo vai beneficiar mais de 300 quilômetros em Rio Branco

ruas_do_povo_foto_sergio_vale_11.jpg
ruas_do_povo_foto_sergio_vale_7zxc24054.jpg

O governador Tião Viana disse que ficou feliz ao ver o entusiasmo e a resposta dos moradores, alguns que nem acreditavam que teriam suas ruas pavimentadas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O programa Ruas do Povo é o mais ousado compromisso de campanha assumido pelo governador Tião Viana, que prometeu pavimentar 100% das ruas do Estado. Dentro da meta, o governo entregou hoje dez ruas pavimentadas com TSD, o chamado asfalto frio, entre elas a rua Lourenço Lopes, no bairro Chico Mendes, endereço da dona de casa Francisca Chagas Carneiro Barrozo.

Dona Francisca, como é conhecida, não acreditava que um dia veria sua rua asfaltada. Ela mora no bairro Chico Mendes há 15 anos. “Pra falar a verdade, eu não tinha fé que ia ver essa rua asfaltada. Agora não tem mais nem poeira nem lama e eu posso dizer que moro na beira do asfalto”, disse a moradora.

As dez ruas entregues hoje fazem parte do antigo programa de Pavimentação de Vias Secundárias, iniciado no governo Binho Marques e financiado pelo BNDES. O programa previa a pavimentação de 46 quilômetros de ruas em 21 bairros da capital e começou a ser executado em 2009. Com a chegada do período de chuva, as obras foram interrompidas e hoje restam 25 quilômetros, todos em fase adiantada de obra, dos quais dez ruas foram entregues hoje.

Em Rio Branco a meta do programa Ruas do Povo é pavimentar 303 quilômetros. “Desse total, 25 estão em execução, com dez ruas já concluídas, e vamos licitar 140 quilômetros até o fim do ano”, disse o diretor do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Gildo César.

O governador Tião Viana disse que ficou feliz ao ver o entusiasmo e a resposta dos moradores, alguns que nem acreditavam que teriam suas ruas pavimentadas. “As famílias estão felizes e o governo está unido com as comunidades. Esse é o nosso compromisso. Quando dissemos que faríamos, estávamos dizendo que começaríamos logo. Mas é preciso que haja compreensão das pessoas em entender que todas as ruas do Acre não serão pavimentadas do dia para a noite e que algumas serão primeiro que as outras. Esse é um desafio dos mais ousados que assumimos, e vamos cumprir, mas ao longo desses quatro anos de gestão”, ponderou.

rua_franco_silva.jpg

Rua Franco Silva, no bairro Chico Mendes, antes e depois (Foto: Sérgio Vale/Secom)

rua_maestro_sandoval.jpg

Rua Maestro Sandoval, no bairro Chico Mendes, antes e depois (Foto: Sérgio Vale/Secom)

rua_tiao_natureza.jpg

Rua Tião Natureza, no bairro Chico Mendes, antes e depois (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O programa Ruas do Povo, executado em todo o Estado, conta com a parceria das prefeituras. Em Rio Branco o prefeito Raimundo Angelim é um dos parceiros do governo do Estado. “Paralelamente ao Ruas do Povo nós conseguimos recursos para pavimentar ruas na capital e garantir qualidade de vida a nossa população”, disse.

A proposta do programa é pavimentar todas as ruas com tijolos. Além de gerar emprego, renda e garantir o aquecimento econômico, os tijolos são uma alternativa ecologicamente adequada e se adaptam bem ao ambiente amazônico, promovendo menos calor. “Mas, como as olarias não dão conta de produzir todos os tijolos de que precisamos,  onde tivermos que usar asfalto usaremos asfalto. O que não vai acontecer é pararmos uma obra por falta de material”, disse o governador.

Em Rio Branco serão necessários 52 milhões de tijolos para a execução do programa Ruas do Povo. Todas as olarias da capital, juntas, têm capacidade de produzir 20 milhões do total necessário.


Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter