Humanização encerra Artecura no Sistema de Assistência à Saúde da Mulher e da Criança

Projeto proporcionou momentos de emoções e arte no hospital

imagem_047.jpg
imagem_063.jpg

A programação contou com apresentação da bandinha “vírus da alegria”, formada por pacientes infantis e servidores, apresentação do vídeo “prescrições médicas” com os melhores momentos do projeto (Foto: Assessoria SGA)

O governo do Estado, por meio da Secretaria Adjunta de Humanização da Gestão Pública, órgão da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), e em parceria com o Sistema de Assistência à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), encerrou nessa segunda-feira, 13, a etapa do projeto Artecura.

A programação contou com apresentação da bandinha “vírus da alegria”, formada por pacientes infantis e servidores, apresentação do vídeo “prescrições médicas”  com os melhores momentos do projeto, além de contação de histórias baseada em fatos reais vividos pelos servidores, mamães-cangurus e crianças.

O encerramento foi prestigiado por pacientes, funcionários, médicos e convidados dos que se apresentaram nessa manhã, além de membros da equipe de humanização.

A diretora de humanização, Elineide Medeiros, destacou a importância de que os órgãos se apropriem da atividade e deem continuidade a essas práticas e com isso contribuam para fortalecimento da política de humanização adotada pelo governo do Estado. “A iniciativa faz parte de um pacote de ações que dialoga com a política de humanização através de elementos artísticos, lúdicos e desportivos que a Secretaria Adjunta de Humanização vem estimulando e inserindo aos poucos no dia-a-dia das entidades e órgãos”, frisou.

Para a secretária adjunta de Humanização, Francis Mary, o sucesso dos projetos está na construção coletiva e na transversalização da gestão. “Com certeza nós aprendemos muito no que diz respeito a trabalhar com a arte dentro de um ambiente hospitalar, bem como o trabalho que já vinha sendo realizado pela Cia do Riso, grupo formado por servidores do SASMC, sai também fortalecido”, afirmou Francis Mary,

O programa

Com o objetivo de complementar ações e promover a troca de experiência sobre as atividades de humanização dentro do órgão, durante dois meses, as artistas Vanessa Oliveira e Isabel Carvalho, da equipe da Humanização, passaram pela experiência da partilha de afetos e brincadeiras com as mães, servidores e crianças do antigo Hospital Infantil e Maternidade.

O Artecura alcançou o proposto por seus idealizadores e favoreceu a aproximação entre servidores, gestores e pacientes em prol da arte e da saúde.

Com isso, a expectativa da equipe da Humanização da SGA é iniciar uma nova etapa do Artecura, por meio de uma nova parceria a ser firmada com a diretoria do Hospital do Idoso e Hospital do Câncer.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter