Governo e prefeitura de Rio Branco investem na Atenção Primária de Saúde

Governo investe na compra de equipamentos e contratação de médicos, enfermeiros e auxiliares
Governo investe na compra de equipamentos e contratação de médicos, enfermeiros e auxiliares
Governo investe na compra de equipamentos e contratação de médicos, enfermeiros e auxiliares
Governo investe na compra de equipamentos e contratação de médicos, enfermeiros e auxiliares

Governo investe na compra de equipamentos e contratação de médicos, enfermeiros e auxiliares

Muitas pessoas ao ter uma indisposição ou uma simples dor de cabeça procuram logo as unidades de urgência e emergência, mas não sabem que esses serviços são ofertados nos postos de saúde e nas Unidades de Referência de Atenção Primária (Uraps), que estão distribuídos por todos os bairros de Rio Branco e no interior do estado.

Nos últimos anos, governo e prefeitura investem nos serviços de atenção básica com ampliação e construção de postos de saúde, capacitação de profissionais e entrega de materiais e equipamentos para melhorar a saúde pública.

Entre 2010 e 2012 o governo do Estado investiu por meio do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (Proacre) mais de R$ 6 milhões para entrega de caminhonetes, barcos, medicamentos, mais de seis mil filtros de barro, kits de suporte básico de vida, além de contratação de médicos, enfermeiros e auxiliares.

“Além dos investimentos com esses materiais, o governo do Estado realiza oficinas com os gestores e técnicos em saúde sobre a importância de fazer a promoção e a prevenção em saúde. Em cada localidade que é feita essas capacitações o objetivo é para que haja um compromisso nas ações e o fortalecimento na atenção básica”, destaca a gerente da Divisão de Atenção Primária, Elizete Araújo.

Araújo diz que é importante salientar que durante os anos de 2011 e 2012 a Divisão de Atenção Primária/Saúde da Família preparou as equipes de cada município auxiliando no desenvolvimento de seus processos de trabalho. “Nesse período foram investidos mais de 300 mil reais para a realização das oficinas em que monitoramos, avaliamos e planejamos as ações a serem desenvolvidas em cada município com o intuito de satisfazer o usuário com a saúde mais perto e de qualidade”, explica.

De acordo com a assessora de Planejamento da Secretaria de Saúde de Rio Branco, Rosimari Werner, é notório os ganhos que a população recebeu. “Na gestão passada, com o ex-prefeito Raimundo Angelim, todos os postos de saúde foram reformados, agora com Marcus Alexandre os trabalhos continuam com a construção de 2 novos postos de saúde, um no bairro Tancredo Neves e o outro no Laélia Alcântara e mais um previsto para o ser entregue no fim de maio para a comunidade do bairro Bahia”.

Rosimari Werner disse que a prefeitura com o apoio do governo do Estado adotou um novo serviço, a população conta com as Uraps abertas aos sábados das 7 às 12 horas fazendo com que as Upas e o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco fique menos congestionado. “Pessoas que dependem de pequenos procedimentos como retirada de pontos, curativos e atendimento clínicos devem procurar uma Urap mais próxima de sua casa para que uma equipe de profissionais possam fazer o atendimento”, ressalta.

Atenção população!

As Uraps que estão funcionando há pouco mais de 3 semanas aos sábados são: São Francisco (bairro São Francisco), o Roney Meirelles (bairro Adalberto Sena), Augusto Hidalgo de Lima (bairro João Eduardo) e o Cláudia Vitorino (Segundo Distrito).

A diretora da Urap do São Francisco, Marli Pereira comenta que com os atendimentos se estendendo aos sábados faz com que a população ganhe com mais qualidade nos serviços (Foto: Assessoria Sesacre)

A diretora da Urap do São Francisco, Marli Pereira comenta que com os atendimentos se estendendo aos sábados faz com que a população ganhe com mais qualidade nos serviços (Foto: Assessoria Sesacre)

“O paciente ao chegar em uma unidade de saúde ou Urap, preenche uma ficha com seus dados pessoais para realizar o cadastro, após esse procedimento ele é encaminhado ao médico para avaliar o grau de complexidade do paciente, caso essa pessoa apresente um quadro e o posto não ofereça condições de tratamento o mesmo é encaminhado para o Hospital das Clínicas”, explica a diretora da Urap do São Francisco, Marli Pereira.

Marli comenta que com os atendimentos se estendendo aos sábados faz com que a população ganhe com mais qualidade nos serviços prestados pela rede de saúde pública. “Antigamente quando alguém queria realizar uma simples consulta no fim de semana só tinha como opção as unidades de pronto atendimento e o pronto socorro”, comenta.

A gestante Gelsimara Araújo disse que todo o seu pré-natal foi realizado na Urap do São Francisco

A gestante Gelsimara Araújo disse que todo o seu pré-natal foi realizado na Urap do São Francisco

As Uraps são unidades que realizam consultas clínicas, pediátricas, ginecológicas, além de serviços de enfermagem como pré-natal, preventivo do colo do útero, exames laboratoriais, curativos, vacinação, nebulização, teste do pezinho e também o acompanhamento e desenvolvimento da criança e o programa de planejamento familiar. O paciente não espera para marcar um exame mais complexo no Hospital das Clínicas ou Maternidade a prefeitura conta com um sistema online que auxilia o profissional de saúde para agendar exames ou consultas de forma rápida, ou seja, o paciente já sai da unidade sabendo o dia e a hora para realizar o procedimento que precisa.

Segundo a diretora do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Eliadia Prudêncio, as pessoas confundem muito sobre os atendimentos de emergência com os ambulatoriais fazendo com que seja uma das causas da superlotação do pronto socorro. “Muitas pessoas chegam aqui apresentando dores de cabeça, mal estar, febre, entre outras patologias, elas recebem atendimento pela classificação de risco que é um procedimento em que o paciente é avaliado por um enfermeiro e de acordo com o quadro clínico que ele apresenta, recebe uma ficha na cor verde que diz que seu quadro de saúde é menos complexo, azul diz que o paciente está atendimento de consultas de baixa gravidade, não enquadradas nas situações de risco, já na amarela a pessoa precisa de cuidados especiais, ou seja, atendimento prioritário” esclarece.

“Enquanto o paciente aguarda para ser atendido com ficha verde ou azul, os que chegam apresentando um grau de complexidade maior tem atendimento prioritário, e isso faz com que gere um desconforto para aquele que está aguardando com a classificação de risco verde ou azul, mas nem por isso deixamos de atender essas pessoas e orientamos a dar continuidade do tratamento em um posto de saúde mais próximo da sua casa”, finaliza Eliadia.

Você Sabia?

O auxiliar em serviços gerais, Luiz Marques Silvano, disse que não sabia que no posto de saúde podem ser feitos exames e consultas. “Eu achava que posto de saúde só serviria para o acompanhamento das crianças, grávidas e adquirir medicamentos. Toda vez que precisava ir ao médico, procurava o pronto socorro, mas foi quando um médico me aconselhou dizendo que seria mais rápido e cômodo eu buscar um atendimento em uma unidade de saúde, daí então comecei a realizar as consultas nos postos e pude perceber que é mais ágil”.

A aposentada Maria de Nazaré disse que foi bem atendida

A aposentada Maria de Nazaré disse que foi bem atendida

Silvano diz que hoje está acompanhando sua filha que aguardou 20 minutos pela consulta, foi diagnosticado que a criança está com virose, mas já foi atendida medicada e pronta para retornar para casa.

“Estou grávida de oito meses e realizo o meu pré-natal na Urap do São Francisco, vejo que muito foi investido para o acesso aos atendimentos, meu esposo trabalha a semana inteira e não tem tempo de me acompanhar, agora pertinho de casa posso contar com os serviços no fim de semana,” diz a gestante Gelsimara Araújo.

A aposentada Maria de Nazaré disse que foi bem atendida por parte dos profissionais de saúde e poucas vezes precisou ser encaminhada para o Hospital das Clínicas. “Aqui sou bem tratada, fiz uma tomografia agendada no próprio posto de saúde e hoje irei apresentar ao médico, vejo as mudanças acontecerem e fico feliz, pois anos atrás não havia esse tipo de atenção com os pacientes”, relata.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter