Governo e parceiros lançam Gamecon Talks Acre com extensa programação

Proporcionar uma nova visão de se fazer negócios no estado, estimular a juventude para diferentes perspectivas de trabalho, incentivar a cultura do empreendedorismo e oportunizar a geração de emprego e renda a partir do uso da tecnologia. Esses são alguns dos objetivos do governo do Acre e parceiros com a primeira edição do Gamecon Talks Acre, que foi lançado nesta terça-feira, 12, com uma extensa programação sobre softwares e jogos eletrônicos.

Workshop voltado para jornalistas marcou a abertura do evento. Foto: Neto Lucena/Secom

A abertura do evento foi realizada de forma híbrida (online e presencial), com um workshop voltado para jornalistas sobre cobertura e comunicação do universo gamer. A palestra foi ministrada por Théo Azevedo, CEO da agência especializada Theogames, que possui atuação em todo o Brasil e na América Latina. A partir do dia 20 deste mês, até o dia 22, o grande público participará das atividades de forma gratuita na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Os interessados podem se inscrever no site www.gamecontalks.com.br.  A ação, fruto de uma emenda do senador da República Márcio Bittar (União Brasil), é realizada pelas secretarias de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), de Administração (Sead), Fundações de Tecnologia do Acre (Funtac), de Amparo à Pesquisa (Fapac) e Instituto Sapien em parceria com a Ufac, Federação das Indústrias (Fieac), Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, Acelera Lab e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AC).

Assurbanípal Mesquita destacou que o evento trará novos conhecimentos na área. Foto: Neto Lucena/Secom

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita destacou que a Gamecon Talks Acre visa à troca de conhecimento para transformar a realidade socioeconômica do Acre, por meio de jogos eletrônicos, criação de games, desenvolvimento de softwares e fortalecimento da cadeia de valor dos games. “São conhecimentos que podem ser aplicados no dia a dia de instituições públicas ou privadas, gerar novos empreendimentos e negócios, além de emprego e renda”, disse.

Júnior Rodriguez, diretor da Associação dos Nerds do Acre (Anac), elogiou a iniciativa do governo, salientando que é essencial para fortalecer o segmento em todos os municípios acreanos: “Isso mostra a visão de futuro da administração pública para dinamizar a nossa economia. Quanto mais parceiros e gente envolvida, melhor. Ampliaremos o número de pessoas, fazendo dos games um trabalho sério que traz resultados altamente positivos”.

Resultados

Iuçara Souza, presidente da Funtac, ressaltou que a conferência tecnológica pode gerar bons resultados, principalmente a partir da descoberta de novos talentos, que podem contribuir com a criação de ferramentas que tragam benefícios à sociedade: “Teremos grandes nomes de referência nacional e internacional palestrando nos três dias de evento, um momento único para quem já está e pretende atuar nesse mercado tão promissor e que só cresce em todo Brasil”.

Já a consultora do Instituto Sapien, Sofia Brunetta, enfatizou que os videogames não são mais somente um passatempo. De acordo com ela, o Game Talks Acre trará as mais novas tendências da área para o público e dará uma nova visão sobre os games como negócio. “Queremos ofertar oportunidades, que nossos jovens sejam empresários de sucesso nesse setor. Nosso sonho é dar uma nova perspectiva para as pessoas que estiverem presentes”, falou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter