Governo e parceiros avançam nas tratativas para implantação do Parque Tecnológico no Acre

Desde meados de 2019, quando foi apresentado oficialmente seu projeto de implantação, o primeiro parque tecnológico do Estado do Acre nunca esteve tão próximo de sair do papel.

Em encontro realizado nesta terça, 20, na sede do Sebrae de Rio Branco, o assunto voltou a ser debatido, com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Instituto Federal do Acre (Ifac), Fórum de Desenvolvimento do Acre, Rede Amazônica, consultorias e membros do Sebrae.

As tratativas aconteceram durante a 3ª Reunião da Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre, com a abertura e as boas-vindas realizadas por Lauro Santos, diretor técnico do Sebrae/AC.

Em seguida, por meio de videoconferência, Fabrício Bianchi, gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae do Paraná, fez a apresentação da ferramenta de mapeamento e diagnóstico de ecossistemas de inovação realizada em Londrina (PR).

Reunião realizada na sede do Sebrae, em Rio Branco, visando o desenvolvimento de tecnologias no Estado do Acre. Foto: cedida

A seguir, foi feita a exposição de proposta sobre aplicação de emenda parlamentar, de autoria da senadora Mailza Gomes, para projeto arquitetônico do centro de referência em inovação e tecnologia, proposto para o atual espaço do Sebrae Lab na Universidade Federal do Acre (Ufac). A expectativa é que os recursos possam ser disponibilizados em 2021.

O principal objetivo do parque tecnológico é fazer a junção de instituições para desenvolver soluções nas áreas de tecnologia que tragam a promoção do desenvolvimento científico e econômico do estado.

“É salutar criar um ambiente com infraestrutura e segurança para dar oportunidade ao Acre de evoluir no setor da tecnologia, gerando emprego e desenvolvimento. Um projeto desse porte requer força coletiva das instituições, e vamos seguir progredindo para tornar esse sonho uma realidade”, afirma Anderson Abreu, titular da Seict.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter