A fim de aprimorar os serviços públicos destinados à população, fortalecer o associativismo nas comunidades e capacitar lideranças na captação de recursos que transformem o cotidiano dos cidadãos, o governo do Acre, a União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMRB), a Federação das Indústrias (Fieac) e mais de 35 líderes comunitários da capital acreana anunciaram na última terça-feira, 16, a realização do 2º Fórum de Líderes do Terceiro Setor.
O evento será promovido em janeiro de 2026 e reunirá gestores públicos, presidentes ou membros de associações de moradores de todas as regionais da cidade, servidores públicos e palestrantes. O anúncio da atividade foi feito durante reunião na sede da UMAMRB, com a presença de representantes das secretarias de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), de Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov) e do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre).
O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, explica que o terceiro setor é composto por associações comunitárias, cooperativas, institutos, fundações, movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs) e outros que desenvolvem atividades de interesse social ou público sem fins lucrativos. Segundo o gestor, é fundamental juntar as lideranças comunitárias para que a administração estadual tenha ainda mais efetividade na execução de melhorias em diversas áreas.

“O Fórum tem o objetivo de articular, com as entidades ligadas ao movimento comunitário, capacitações, orientações, assessoramento e regularização das organizações representativas, que têm um papel importante para complementar as ações do governo e dar voz às pessoas. O evento faz parte do Programa Protagonismo Colaborativo, lançado em 2022, que promove um ambiente de sinergia e colaboração entre as entidades e o poder público em muitas frentes”, diz.
Temas como captação de recursos pelas associações de moradores, elaboração de projetos e o papel dos líderes do terceiro setor serão abordados no 2º Fórum. Chefe do Departamento de Convênios e Parcerias Estaduais da Seplan, Elison Reis destacou que a melhor forma de construir políticas públicas é ouvir os anseios das comunidades: “O evento não só cumprirá esse papel como irá além. É mais um passo em direção ao objetivo de cuidar das pessoas da melhor forma”.
Para a presidente da Associação de Moradores do Bairro Oscar Passos, Aldanira Nogueira, realizar a segunda edição da atividade em Rio Branco é uma demonstração de compromisso que o governo do Estado tem em se conectar de forma verdadeira com a população.
“Estamos muito felizes, o governo está cada vez mais presente na vida das comunidades. Tudo o que será trabalhado no fórum potencializará a nossa atuação e, com certeza, trará ainda mais novos benefícios”, avalia.

Presidente da UMAMRB, Jorge Wenderson Cavalcante elogia a iniciativa do Estado em agregar as lideranças comunitárias para que sejam capacitadas e ajudem o governo na execução de demandas, propiciando que a população tenha uma vida melhor.
“O mais importante é que o Fórum tratará de todas as dificuldades que temos atualmente, o que ajudará a esclarecer dúvidas e otimizar o trabalho que cada associação faz. O Estado está de parabéns por nos ajudar”, aprova.





