Estado é parceiro de encontros que debaterão saúde e direitos humanos

DSC_6789
Gemil de Abreu Júnior e Álvaro Mendes dialogaram sobre os detalhes da participação da Sesacre nos eventos (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Para viabilizar a participação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) no 7° Encontro Norte de Danos e no 1° Seminário de Saúde e Direitos Humanos da Região Norte, o secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, recebeu na manhã desta quinta-feira, 12, representantes de movimentos sociais que participarão e promovem os eventos.

Álvaro Mendes, coordenador do Fórum de Saúde e presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos (Aborda), explica que nesses encontros serão promovidos diálogos entre os movimentos sociais e as gestões públicas estadual e federal.

“As populações que chamamos de ‘populações chaves’ –  travestis, mulheres profissionais do sexo, homossexuais, pessoas vivendo com Aids e hepatites virais – são as protagonistas desses encontros. Elas vem para discutir ações políticas preventivas para serem pactuadas nos estados da Região Norte”, detalha o coordenador do fórum.

Gemil de Abreu Júnior assegurou que a Sesacre vai viabilizar a logística necessária para que os movimentos sociais e as equipes da Secretaria de Saúde participem dos encontros.

“Daremos nosso apoio aos eventos, e nossas equipes dos setores afins deverão participar ativamente. Serão debatidos temas extremamente importantes para a sociedade”, ressaltou o secretário.

Álvaro Mendes observou que a participação da Sesacre é de extrema importância, tendo em vista que o Acre registra altos índices de hepatites virais. “Também vivemos um momento em que há registros de sífilis entre adolescentes, por isso precisamos debater uma política preventiva”, comentou.

Parceiros – Além de órgãos do governo do Estado, os encontros contarão com o apoio e participação de ministérios do governo federal, Organização das Nações Unidas (ONU) e Ministério Público do Estado do Acre (MPE).

Os eventos ocorrem de 29 de junho a 1° de julho, no auditório do MPE. A expectativa dos organizadores é de que 250 pessoas participem ativamente dos debates.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter