As secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e de Políticas para Mulheres (SEPMulheres), juntamente com o Ministério Público do Acre e Polícia Rodoviária Federal, participaram no domingo, 12, no quilômetro 56 da estrada de Boca do Acre (AM), de uma operação integrada de enfrentamento à violação dos direitos da criança e do adolescente.
A ação teve o objetivo de combater a criminalidade que vem crescendo na região, garantir a preservação dos direitos dos menores e impedir infrações à lei, como o fornecimento de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes e circulação de vulneráveis em horário incompatível com o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Para o gestor da Seds, Gabriel Maia Gelpke, o governo do Estado sempre irá fazer valer os direitos da criança e do adolescente. “Participar de operações como esta é gratificante e frutífero, por permitir traçar estratégias que venham a preservar os direitos do público infanto-juvenil.”
O procurador de Justiça Ubirajara Braga de Albuquerque ressalta que os menores encontrados foram devidamente identificados, informados quanto ao risco situacional e entregues aos pais ou responsáveis legais.
A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Tribunal de Justiça do Acre também foram parceiros da ação.